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metadata.dc.type: TCC
Title: Municipalização do trânsito e mobilidade urbana: análise do processo de transição da municipalização do trânsito para o plano de mobilidade urbana dos municípios de João Pessoa - PB e Cabedelo - PB
metadata.dc.creator: CEZÁRIO, Elielson de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: CARNEIRO, Vanderson Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: FARIA, Mauricio Sardá de
metadata.dc.contributor.referee2: MENDOZA, Roberto
metadata.dc.description.resumo: A Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, conhecida Código de Trânsito Brasileiro – CTB, trouxe consigo várias inovações, inclusive, quanto à imposição aos municípios, de gestão do próprio trânsito através da integração da cidade ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Esse processo proporciona ao administrador local, sob sua jurisdição, a implantação de uma política de trânsito capaz de atender demandas de segurança, a implementação de campanhas de educação para o trânsito e o desenvolvimento de ações de trânsito, gestão dos transportes públicos, ordenamento da circulação de veículos, ciclistas e pedestres e uma melhor regulamentação dos estacionamentos da cidade. Assim, buscou-se analisar o quantitativo de municípios brasileiros integrados ao SNT, sua frota de veículos e, e também um quantitativo da região Nordeste e um quadro mais detalhados dos municípios integrados ao sistema da Região Metropolitana de João Pessoa. O trabalho se desenvolve com a análise do histórico e do contexto atual da municipalização do trânsito dos municípios de João Pessoa e Cabedelo, e como está se dando o processo de transição para Plano de Mobilidade Urbana nesses dois municípios. As cidades enfrentam, diariamente, questões mais difíceis e desafiadoras relacionadas à mobilidade urbana: aumento do número de veículos individuais motorizados, aumento dos acidentes, aumento da poluição, degradação ambiental, dentre outros aspectos, gerando obstáculos crescentes de deslocamentos.
Abstract: Law No. 9.503 of September 23, 1997, known Código de Trânsito Brasileiro - CTB, brought several innovations, including, as the imposition on municipalities, management's own traffic through the city of integration to the Sistema Nacional de Trânsito (SNT). This process provides the local administrator, under its jurisdiction, the implementation of a transit policy able to meet security demands, the implementation of education campaigns for transit and the development of traffic actions, management of public transport, land circulation vehicles, cyclists and pedestrians and better regulation of the city's parking lots. Thus, we sought to analyze the amount of Brazilian municipalities integrated into the SNT, its fleet of vehicles and a quantitative and also the Northeast and a more detailed picture of the municipalities integrated into the metropolitan region of João Pessoa system. The work develops with the analysis of the historical and current context of municipalization of the transit of João Pessoa and Cabedelo, and how are you getting the transition to Urban Mobility Plan in these two municipalities. Cities face daily more difficult and challenging issues related to urban mobility: increasing the number of individual motorized vehicles, increased accidents, increased pollution, environmental degradation, among other things, generating growing obstacles offsets.
Keywords: POLÍTICAS PÚBLICAS DE MOBILIDADE URBANA
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1801
Issue Date: 23-Feb-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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