Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Bianca Lopes-
dc.date.accessioned2020-09-04T19:25:12Z-
dc.date.available2020-04-13-
dc.date.available2020-09-04T19:25:12Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18011-
dc.description.abstractThe movement is inherent to the human, and in childhood this fact is even more evident. When a child is born, still without speaking, it seeks to know everything with its body and movement. It is thinking about this close relationship of the child with the movement, that this research comes to bring a reflection on the practice of dance in childhood. Based on questions as a ballet/dance teacher for children, the aim is to present the role of dance in childhood (with an emphasis on the age group corresponding to early childhood education) and to think about how dance can contribute to the global development of kid. For this, we made a bibliographic overview of the main national references on this subject and an analysis of some dance teaching proposals that are being commonly used with children, connecting them to aspects of child development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-04T19:25:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BLM13042020.pdf: 747668 bytes, checksum: c80e3521bd0ef91caa421cc6a5c1565c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T19:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BLM13042020.pdf: 747668 bytes, checksum: c80e3521bd0ef91caa421cc6a5c1565c (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Criançapt_BR
dc.subjectEducação Infantil - Dançapt_BR
dc.subjectEnsino Infantilpt_BR
dc.titleDança-criança: uma análise sobre o ensino de dança na infânciapt_BR
dc.title.alternativeChild dance: an analysis of dance education in childhoodpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Didonet, Candice-
dc.description.resumoO movimento é inerente ao ser humano, e na infância este fato se torna ainda mais evidente. A criança quando nasce, ainda sem falar, busca conhecer tudo com o seu corpo e movimento. É pensando nessa estreita relação da criança com o movimento, que esta pesquisa traz uma reflexão sobre a prática de dança na infância. Baseada em questionamentos como professora de balé/dança para crianças o objetivo aqui é apresentar o papel da dança na infância (com ênfase na faixa etária correspondente à educação infantil) e pensar de que forma a dança pode contribuir para o desenvolvimento global da criança. Para isso, fizemos um apanhado bibliográfico das principais referências nacionais sobre o tema e uma análise de algumas propostas de ensino de dança que estão sendo comumente utilizadas com as crianças, conectando-as a alguns aspectos do desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. ANDRADE, Carolina Romano de. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. Tese (Doutorado em Artes),- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016. ARCE, Carmen; DÀCIO Gabriela, A dança Criativa e o Potencial Criativo: Dançando, Criando e Desenvolvendo. Revista Eletrônica Aboré, Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo - Edição 03/2007. BEZERRA, Mayam de Andrade. HERMIDA, Jorge Fernando. O Corpo nas Instituições Educativas. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2017. BUENO, Jocian Machado. Desenvolvimento geral e psicomotor. In: BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática. Da escola à aquática. São Paulo: Cortez, 2016. CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2010. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/224. FERREIRA, Taís. FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012. GODOY, Kathya Maria Ayres de. A dança, a criança e a escola: como estabelecer essa conversa? In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (orgs.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010. 36 GODOY, Kathya Maria Ayres de. A criança e a dança na educação infantil. In: KERR, Dorotea Machado (orgs.). Caderno de formação: formação de professores: conteúdos e didática de artes. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, Unesp. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo, 2011, v.5, p. 20-28. HAETINGER, Max G. O Universo Criativo da Criança: a revolução na sala de aula. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Summus, 1979. LANZ, Rudolf. A evolução da criança. In: LANZ, Rudolf. Noções básicas da Antroposofia. 7. ed. São Paulo: Antroposófica, 2005. p. 79-88. MARQUES, I. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. SOUZA, Ana Aparecida Almeida de. A prática pedagógica do balé clássico na educação infantil: revelando caminhos. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2012. STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A Dança na Escola. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 53, abr 2001 p. 69-83. STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação: Discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática 6, Jul./Jun. 2002-2003 p. 73-85. STRAZZACAPPA, Márcia. A tal “Dança Criativa”: Afinal, que dança não seria? In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (orgs.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLM13042020.pdf730,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons