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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fideles, Paula Melissa Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T20:01:16Z | - |
dc.date.available | 2020-05-25 | - |
dc.date.available | 2020-09-04T20:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18014 | - |
dc.description.abstract | This research aims to study the Play of the Coco de Roda in the community of Ipiranga in order to recognize the teaching and learning processes that take place during the Festa do Coco and in the daily life of the Quilombo. Furthermore, it proposes to describe the contact of the children and young people from the quilombola community of Ipiranga with the coco wheel, to describe the coco wheel from the point of view of body aspects and dance, and to understand the intergenerational relationships that take place through the coconut in the communities. In addition to the bibliographical research, field work was carried out within the community where, in contact with the subjects, participant observation was carried out in order to understand through movement and observation how relationships are established with the quilombo dance and other quilombo knowledge. For this purpose, resources were used such as: field diary, where experiences were described, and data collection through recorded interviews and photographic records. The research concluded that the educational processes of Coco in quilombola life take place through the experience of the festival where values proper to this culture are perpetuated and through the observation, repetition, and commitment of the apprentice. This research made it possible to give greater visibility and appreciation to the traditional groups existing in Paraíba, especially the group where the study was carried out and to encourage the contact of new generations with popular folklore. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-04T20:01:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMAF25052020.pdf: 1425853 bytes, checksum: cdde654ffe2ed836b872a3c43215456e (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Coco de roda | pt_BR |
dc.subject | Educação Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade quilombola Ipiranga, PB | pt_BR |
dc.title | Tradição e saberes do coco de roda no Quilombo Ipiranga no município do Conde- PB | pt_BR |
dc.title.alternative | Tradition and knowledge of the coconut wheel in Quilombo Ipiranga in the municipality of Conde- PB | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Laranjeira, Carolina Dias | - |
dc.description.resumo | A referente pesquisa tem como objetivo estudar a Brincadeira do Coco de Roda na comunidade do Ipiranga a fim de reconhecer os processos de ensino e aprendizagem que acontecem no folguedo durante a Festa do Coco e no cotidiano do Quilombo. Além disso, propõe descrever o contato das crianças e jovens integrantes da comunidade quilombola do Ipiranga com o coco de roda, descrever o coco de roda a partir de um ponto de vista dos aspectos corporais e da dança e compreender as relações intergeracionais que se dão por meio do coco nas comunidades. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado trabalho de campo dentro da comunidade onde, em contato com os sujeitos, foi feita uma observação participante para entender através do movimento e da observação como se estabelecem as relações com a dança no quilombo e os demais saberes do quilombo. Para isso foram utilizados recursos como: diário de campo, onde foram descritas as vivências, e coleta de dados por meio de entrevistas gravadas e registros fotográficos. Por meio da pesquisa se concluiu que os processos educacionais do Coco na vida quilombola se dá por meio da vivência na festa onde se perpetuam valores próprios dessa cultura e pela observação, repetição e em empenho do aprendiz. Essa pesquisa possibilitou dar maior visibilidade e valorização aos grupos tradicionais existentes na Paraíba, principalmente ao grupo onde o estudo foi realizado e incentivar o contato das novas gerações com folguedos populares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ACSELRAD, Maria. A Transmissão de Saberes no Contexto das Culturas Populares e Tradicionais. In: DANÇA: CONTRAÇÕES EPISTÊMICAS, 2., 2011, Pernambuco. Anais do encontro nacional de pesquisadores em dança, Pernambuco: UFPE, 2011. ALMEIDA, Mayra Porto de. “A terra é a mãe, é o pai, é tudo! Tudo começa pela terra”: a territorialidade étnica da comunidade Ipiranga – PB. [s. n.]: João Pessoa, [2016?] AYALA, Maria Ignes Novais. Os cocos do Nordeste. In: Sonora Brasil: Na pisada dos cocos. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2018. ANTONACCI, Antonieta. Teatros de memória em diáspora: por uma pedagogia performática. Revista Rebento, São Paulo, n. 6, p. 158-178, mai. 2017. ARRUTI, José Maurício. Conceitos, Normas e Números: uma introdução à Educação Escolar Quilombola. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 33, p. 107-142, jan/abr. 2017. BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Distrito Federal: Senado, 1988. BRASIL. Constituição da República Federativa, 2016. BRASIL. Lei nº 11. 645, de 10 de março de 2008. FILHO, José Hilton Adalberto da Silva. Do coco de roda à jurema sagrada: as raízes afro-indígenas paraibanas. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2019. GIL; MEINERZ. Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais: possibilidades para a descolonização dos saberes. Horizontes, São Francisco, v.35, n.1, p.19-34, jan/abr. 2017. LARANJEIRA, Carolina Dias. Aprender o que não foi ensinado: processos educacionais no Cavalo Marinho pernambucano. Revista Rebento, São Paulo, n. 6, p. 204-220, mai. 2017. MORAES, Peticia Carvalho de. A festa do Coco das comunidades quilombolas paraibanas Ipiranga e Gurugi: acontecimento e corponegociações. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais, Escola de Artes, Ciências e Humanidade. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2016. Versão corrigida. SANTOS, Francine dos; TAVARES, Jussara da Silva Rosa. Revisitando as Danças Populares na Escola a partir de uma linguagem cênica: as Escolas de laranjeiras como palco. São Cristovão: [s.n.], 2012. SILVA, Cícero Pedrosa da. Coco de Roda Novo Quilombo: saberes da Cultura Popular e Práticas de Educação popular na comunidade quilombola de Ipiranga no Conde – PB. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/CE/UFPB), 2014. SILVA, Delma Josefa da. Educação Quilombola: um direito a ser efetivado. Disponível em: <https://docplayer.com.br/8715693-Educacao-quilombola-umdireito-a-ser-efetivado.html>. Acesso em 06 nov. 2019. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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