Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPêgo, Tarcísio Gonçalves Barbosa-
dc.date.accessioned2020-09-04T20:13:35Z-
dc.date.available2020-05-20-
dc.date.available2020-09-04T20:13:35Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18015-
dc.description.abstractThis study aimed to process the construction of the male gender in ballroom dance, imbricated in patterns and behaviors that result in the gentleman's performance. When perceiving the existence of a hegemonic male performance, I trace the tensions’ mishaps in the face of deviant bodies, due to their gender performance, sexuality or artistic expression. The investigation is based on gender studies to analyze masculinities and their consequences in the context of ballroom dance in João Pessoa/PB. The ways of acting are correlated with the cultural aspect that influences the behavior of these bodies that dance and that are gendered. I propose, based on an analysis of gender, a social performance that I call “Lady of Wands”, who acts in the field when observing reality from a critical perspective and also for interfering in it from trials that reflect changes in performance behavior in the hall, acting as a way of investigation in part autobiographical, which has a nature of critical and qualitative study for reality analysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-04T20:13:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TGBP20052020.pdf: 1587631 bytes, checksum: 5f8e0e5bd75c55614ae715346e395f53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T20:13:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TGBP20052020.pdf: 1587631 bytes, checksum: 5f8e0e5bd75c55614ae715346e395f53 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança de salão - Gêneropt_BR
dc.subjectHomem na dançapt_BR
dc.subjectHomem - Dança de salão - João Pessoa, PBpt_BR
dc.titleDama de Paus: representações do homem contemporâneo na dança de salãopt_BR
dc.title.alternativeDama de Paus: representations of contemporary man in ballroom dancingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Líria de Araújo-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo discutir a construção do gênero homem na dança de salão, imbricada em padrões e comportamentos que resultam na performance do cavalheiro. Ao perceber a existência de uma performance masculina hegemônica exponho os percalços das tensões diante de corpos desviantes, por sua performance de gênero, pela sexualidade ou por sua expressão artística. A investigação está pautada nos estudos de gênero para analisar as masculinidades e seus desdobramentos no contexto da dança de salão na cidade de João Pessoa/PB. Os modos de agir estão correlacionados com o aspecto cultural que influem no comportamento desses corpos que dançam e que são generifcados. Proponho a partir de uma análise sobre o gênero, uma performance social que denomino “dama de paus”, que age em campo ao observar a realidade sob uma ótica crítica e também por interferir sobre ela a partir de provações que refletem mudanças no comportamento das performances no salão, atuando como um modo de investigação em parte autobiográfico, que possui uma natureza de estudo crítico e qualitativo para análise da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAMBRA, Pedro. Homens e Armas. Ed. Bregantini, Revista CULT, ano 22, fevereiro, 2019. ANDREOLI, Giuliano Souza. Representações de masculinidade na dança contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010a. BADINTER, Elisabeth; XY la identidad masculina, Madrid, Alianza,1993. BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1990. BRILHANTE, Aline Veras Morais. et al. Construção do estereótipo do “macho nordestino” nas letras de forró no nordeste brasileiro. Revista Interface (Botucatu). 2018; 22(64): 13-28. DOI: 10.1590/1807-57622016.0286 CORDEIRO, J. Dança de salão e suas origens. Da Colônia à República. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 176, Enero de 2013. COSTA, Moacir. Sexo o dilema do homem, força e fragilidade. Gente, 1993. CHRISTIANIS, Cristóvão; ZAMONER, Maristela. Reflexões sobre o bolero e sua história. EFDeportes.com (revista digital). Buenos Aires: 2011.ano 16, nº 159. FELIPPE, Mariana Boujikian & OLIVEIRA-MACEDO, Shisleni de. 2018. "Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: http://ea.fflch.usp.br/obra/sexo-e-temperamento-em-tr%C3%AAs-sociedades-primitivas FEITOZA, Jonas Karlos de Souza. Danças de salão: os corpos iguais em seus propósitos e diferentes em suas experiências. Salvador, BA, 2011. 85f. Dissertação (Mestrado em Dança) – Universidade Federal da Bahia, 2011. FERREIRA, D; SAMWAYS, S. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão – CNPq/ LIFE-UDESC, Florianópolis, volume 14 n°3. 2018. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987. GRANGEIRO, Marcelo. Ai, pisaram no meu pé!: um novo conceito em aprendizagem e ensino da dança de salão. São Paulo: Scortecci, 2014. KINSEY, Alfred; POMEROY, Wardell & MARTIN, Clyde. Conducta sexual del Varón. México: Editorial Interamericana,1949. KINSEY, Alfred; POMEROY, Wardell; MARTIN, Clyde; GEBHARD, Paul. A Conduta sexual da mulher. Rio de Janeiro: Atheneu, 1954. LEÓN, Adriano. Tem viado no gramado dos campos de futebol? Uma proposta metodológica para analisar diferentes performances masculinas. In MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; SANTIAGO, Idalina Maria Freitas Lima (orgs.). Olhares – gênero, sexualidade e cultura. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Trad.por Tomaz Tadeu da Silva. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. MEAD, Margareth. Sexo e Temperamento. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Marcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 91-116, abr./jun. 2018. Disponível em:<http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 01 abr. 2019. PAIVA, A. O bolero: das imprecisões históricas às lendas. In: PERNA, Marco Antônio (org.). 200 anos de dança de salão no Brasil. Rio de Janeiro – RJ. v. 1. jul. 2011. PEREIRA, S.J.N; PESSÔA, L.A.G.P; SANTOS, N. C. ‘Lugar de Homem’: Materialidade e Masculinidades em Espaços de Barbearias. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, ano 19, v.23, n.2, p.21- 38, maio/agosto, 2019. PISCITELLI, A. G. . Gênero: a história de um conceito. In: Heloísa Buarque de Almeida; José Szwako. (Org.). Diferenças, igualdade. 1ed.São Paulo: Berlendis e Vertecchia Editores, 2009, v. 1, p. 116-150. POLEZI, Carolina; PACHECO, D. R. Empoderamento da mulher-dama? Corpos desejantes na dança de salão. In: VIII Seminário Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina e..., 2019, Campinas. Caderno de Anais VIII Seminário Conexões 2019. Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2019. v. Único. p. 235-237. POLEZI, Carolina; VASCONCELOS, Paola. “Contracondutas no ensino e prática da Dança de Salão: a dança de salão queer e a condução compartilhada”. Revista Presencia, Montevideo, n.2, pp. 67-83, 2017. REIS, Daniele Fernandes. Ideias subversivas de gênero em Beauvoir e Butler. In: Sapere Aude – Belo Horizonte, v.4 - n.7, p.360-367 – 1º sem. 2013. ISSN: 2177-6342 360. RIED, Betina. Fundamentos de dança de salão. Londrina: Midiograf, 2003. SANTOS, Sheila. O diálogo dançante da dama contemporânea. Dança em Pauta, Curitiba, maio. 2013. Disponível em: <http://site.dancaempauta.com.br/o-dialogodancante-da-damacontemporanea/>. Acesso em: 17 set. 2019. SENA, Tito. Os Relatórios Kinsey: Práticas Sexuais, Estatísticas e Processo de Normali(ti)zação. Anais do evento científico Fazendo Gênero 9. Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianópolis, UFSC. 23 a 26 de agosto de 2010. <http://www.fg2010.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1278011145_ARQ UIVO_ArtigoTitoSenaFG9.pdf> Acesso em: 02 jul. 2019. SILVA JÚNIOR, João Batista. Representações de masculinidade nos salões de dança carioca. In: Anais do evento científico FAZENDO GÊNERO – DIÁSPORAS, DIVERSIDADES, DESLOCAMENTOS, 9, 2010, Florianópolis. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. p. 01-09.Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1278301614_ARQUIVO_JoaoBa tistadaSilvaJuniorREPRESENTACOESDEMASCULINIDADENOSSALOESDEDANCACARIOCA.pdf >. Acesso em: 10 ago. 2019. SINAY, Sergio. La masculinidad tóxica. Buenos Aires: Ediciones B, 2006. ZAMONER, Maristela. Dança de salão: a caminho da licenciatura. Curitiba: Protexto, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TGBP20052020.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons