Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18015| Tipo: | TCC |
| Título: | Dama de Paus: representações do homem contemporâneo na dança de salão |
| Título(s) alternativo(s): | Dama de Paus: representations of contemporary man in ballroom dancing |
| Autor(es): | Pêgo, Tarcísio Gonçalves Barbosa |
| Primeiro Orientador: | Morais, Líria de Araújo |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo discutir a construção do gênero homem na dança de salão, imbricada em padrões e comportamentos que resultam na performance do cavalheiro. Ao perceber a existência de uma performance masculina hegemônica exponho os percalços das tensões diante de corpos desviantes, por sua performance de gênero, pela sexualidade ou por sua expressão artística. A investigação está pautada nos estudos de gênero para analisar as masculinidades e seus desdobramentos no contexto da dança de salão na cidade de João Pessoa/PB. Os modos de agir estão correlacionados com o aspecto cultural que influem no comportamento desses corpos que dançam e que são generifcados. Proponho a partir de uma análise sobre o gênero, uma performance social que denomino “dama de paus”, que age em campo ao observar a realidade sob uma ótica crítica e também por interferir sobre ela a partir de provações que refletem mudanças no comportamento das performances no salão, atuando como um modo de investigação em parte autobiográfico, que possui uma natureza de estudo crítico e qualitativo para análise da realidade. |
| Abstract: | This study aimed to process the construction of the male gender in ballroom dance, imbricated in patterns and behaviors that result in the gentleman's performance. When perceiving the existence of a hegemonic male performance, I trace the tensions’ mishaps in the face of deviant bodies, due to their gender performance, sexuality or artistic expression. The investigation is based on gender studies to analyze masculinities and their consequences in the context of ballroom dance in João Pessoa/PB. The ways of acting are correlated with the cultural aspect that influences the behavior of these bodies that dance and that are gendered. I propose, based on an analysis of gender, a social performance that I call “Lady of Wands”, who acts in the field when observing reality from a critical perspective and also for interfering in it from trials that reflect changes in performance behavior in the hall, acting as a way of investigation in part autobiographical, which has a nature of critical and qualitative study for reality analysis. |
| Palavras-chave: | Dança de salão - Gênero Homem na dança Homem - Dança de salão - João Pessoa, PB |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Artes Cênicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18015 |
| Data do documento: | 6-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TGBP20052020.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
