Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Vitor de Assis-
dc.date.accessioned2020-09-10T17:15:41Z-
dc.date.available2020-08-21-
dc.date.available2020-09-10T17:15:41Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18024-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to reflect on the actions taken by the political actors of the State of Paraíba, more specifically the state deputies, between the years 1947 to 1964, with regard to the presentation of Law Projects aiming at the implantation of public Gymnasiums and Schools - official institutions for Secondary Education in the period. In this sense, according to the researches, we identified the presentation of 41 bills, which helps us to construe that Secondary Education was being discussed by the deputies of the period. Thus, we rescue what Diniz (2017) points out, while expressing that, for Deputies (and other politicians), contributing to the implantation of a Gymnasium or College would be of great proportion for the consolidation of their career and politic influence. In this way, we identified the implementation of nine new public secondary education institutions. In some of these implementations, through the analysis, we noticed the joint work of politicians allied, including, from the same family. In this sense, to contribute to our exploratory historical-educational study, we consult authors such as Abreu (2005), Dallabrida (2009), Silva (2014), Diniz (2017; 2019), Nunes (2000), among others who have made significant contributions. In addition, regarding the documentary part of the study, we made our searches, mainly, in the historical archive of the Legislative Assembly of Paraíba, where we had access to the Law Projects, as well as in the archives Waldemar Bispo Duarte, of the Espaço Cultural Foundation and in the Historical and Geographic Institute Paraíba, through which we access volumes of the newspaper A União. In this sense, in a perspective of qualitative analysis, which according to Silveira and Córdova (2009) seeks to promote understanding and reflection about the object under study, we confirm the scientific hypothesis that, in Paraíba, Secondary Education has become more important in the political debate between the 1950s and 1960s.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-09-10T17:15:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAN21082020.pdf: 891762 bytes, checksum: ae2efacd5c4a2feb0924ec18274ef1ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-10T17:15:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAN21082020.pdf: 891762 bytes, checksum: ae2efacd5c4a2feb0924ec18274ef1ae (MD5) Previous issue date: 2020-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educação - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopt_BR
dc.subjectEducação - Projetos de Leipt_BR
dc.subjectAtuação política - educaçãopt_BR
dc.titleEnsino secundário público na Paraíba (1947-1964): projetos de lei de criação de ginásios e colégiospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vívia de Melo-
dc.description.resumoO propósito deste estudo é refletir acerca das ações empreendidas pelos atores políticos do Estado da Paraíba, mais especificamente os deputados estaduais, entre os anos de 1947 a 1964, no que se refere à apresentação de Projetos de Lei visando à implantação de Ginásios e Colégios públicos – instituições oficiais para o Ensino Secundário no período. Nesse sentido, de acordo com as buscas, identificamos a apresentação de 41 Projetos de Lei, o que nos ajuda a interpretar que o Ensino Secundário estava sendo objeto de discussão entre os deputados do período. Assim, resgatamos o que aponta Diniz (2017), ao passo que expressa que, para Deputados (e demais políticos), contribuir na implantação de um Ginásio ou Colégio seria de grande relevância para a consolidação de sua carreira e influência política. Desse modo, identificamos a implantação de nove novas instituições públicas de Ensino Secundário. Em algumas dessas implantações, mediante as análises, percebemos o trabalho em conjunto de políticos aliados, inclusive, da mesma família. Nesse sentido, para contribuir com o nosso estudo histórico-educacional, de caráter exploratório, consultamos autores como Abreu (2005), Dallabrida (2009), Silva (2014), Diniz (2017; 2019), Nunes (2000), entre outros que exerceram significativas contribuições. Ademais, concernente à parte documental do estudo, fizemos nossas buscas, sobretudo, no arquivo histórico da Assembleia Legislativa da Paraíba, onde tivemos acesso aos Projetos de Lei, como também nos arquivos Waldemar Bispo Duarte, da Fundação Espaço Cultural e no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, mediante os quais acessamos volumes do Jornal A União. Nesse sentido, numa perspectiva de análise qualitativa, que segundo Silveira e Córdova (2009) busca promover a compreensão e reflexão acerca do objeto em estudo, confirmamos a hipótese científica de que, na Paraíba, o Ensino Secundário passou a ter mais importância no debate político entre as décadas de 1950 a 1960.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAN21082020.pdf870,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons