Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, HÍVIA CAVALCANTE DA SILVA-
dc.date.accessioned2020-09-22T16:55:58Z-
dc.date.available2020-09-22T16:55:58Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18050-
dc.description.abstractSince ancient Greece, thephilosopher Aristotle has studied the riddle of the essence of happiness. According to Seligman (2004) happiness is defined as a subjective construct, which in the scientific field refers to well-being. After decades of studies, the concept of well-being has evolved by the definitions of global well-being versus material well-being; and the distinction between psychological well-being versus subjective well-being (Galinha & Ribeiro, 2005). The researchers were able to improve the concept of well-being in the scientific field of psychology and transform it one of the most discussed and applied themes in the conception of the psychological factors that underlie a healthy life (Siqueira & Padovan, 2008). Thus, the present study aimed to analyze the concept and variables that underlie happiness and well-being in the light of positive psychology, performing an analysis of the content in the Scielo database. We carried out a bibliographic review, in which we included studies published in the Portuguese language, between the years 1983 to 2018. We found 518 articles of which 8 were selected that analyzed the variables involved in happiness and well-being in childhood, adolescence, adulthood and in the elderly. The main results referred to the categories most cited in the studies: categories associated with the terms happiness and well-being, and the participants' perception of what it means to have a happy life. The main variables related to happiness were: positive feelings and states, family, friends and religion, health, school, work and satisfaction with life. We conclude that the terms studied have several definitions, among them that happiness and well-being demonstrate a low explanation for the sociodemographic characteristics, however it is positively associated with individuals' emotional and psychological issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-09-22T16:55:58Z No. of bitstreams: 1 TCC Hívia Cavalacante da Silva Dias.pdf: 1798246 bytes, checksum: 1caf84ad979b73ceb47a3e309eaad4b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-22T16:55:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Hívia Cavalacante da Silva Dias.pdf: 1798246 bytes, checksum: 1caf84ad979b73ceb47a3e309eaad4b9 (MD5) Previous issue date: 2020-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFelicidade; bem-estar; psicologia positiva.pt_BR
dc.subjectWell-being; Positive Psychology.pt_BR
dc.titleO CONCEITO DE FELICIDADE E BEM-ESTAR NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA POSITIVApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kumamoto, . Laura Helena Montenegro Carneiro da Cunha-
dc.description.resumoDesde a Grécia antiga, o filósofo Aristóteles já estudava o enigma da essência da felicidade. De acordo com Seligman (2004) a felicidade é definida como um construto subjetivo, que no âmbito científico se refere ao bem-estar. Após décadas de estudos, o conceito de bem-estar foi evoluindo pelas definições de bem-estar global versus bem-estar material; e a distinção entre bem-estar psicológico versus bem-estar subjetivo (Galinha & Ribeiro, 2005). Os investigadores conseguiram aperfeiçoar o conceito de bem-estar no campo científico da psicologia e transformá-lo em um dos temas mais discutidos e aplicados na concepção dos fatores psicológicos que fundamentam uma vida saudável (Siqueira & Padovan, 2008). Desse modo, o presente estudo teve o objetivo de analisar o conceito e as variáveis que fundamentam a felicidade e o bem-estar a luz da psicologia positiva realizando uma análise do conteúdo na base de dados da Scielo. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual incluímos estudos publicados na língua portuguesa, entre os anos 1983 a 2018. Localizamos 518 artigos dos quais foram selecionados 8 que analisaram as variáveis implicadas na felicidade e bem-estar na infância, adolescência, fase adulta e em idosos. Os principais resultados se referiram às categorias mais citadas nos estudos: categorias associadas aos termos felicidade e bem-estar, e a percepção dos participantes acerca do que é ter uma vida feliz. As principais variáveis associadas à felicidade foram: sentimentos e estados positivos, família, amigos e religião, saúde, escola, trabalho e satisfação com a vida. Concluímos que os termos estudados apresentam diversas definições, dentre elas que a felicidade e o bem-estar demonstram baixa explicação pelas características sociodemográficas, entretanto apresenta-se positivamente associados às questões emocionais e psicológicas dos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hívia Cavalacante da Silva Dias.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.