Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Andriely dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-22T22:42:28Z-
dc.date.available2020-09-22T22:42:28Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18052-
dc.description.abstractWorking memory is the ability that enables people to keep information in the "mind" and work with it. The objectives of this study were 1) to present the TIMTraC informatization process and 2) to analyze the performance in working memory of children between five and 11 years old through this task. In study 1, the TIMTRaC was informatized with the use of GameMaker and its suitability was evaluated qualitatively from the application with a small sample group (N = 20). Modifications were made to improve the task. In study 2, participated 224 children from public and private schools (M = 8.12 years; SD = 1.72) participated, the children's performances were analyzed using the IBM SPSS Statistics 21 Software, according to gender, age, school year, reading ability, presence of school difficulties, types of school support, out-of-school study time, prior computer access, and family income. No differences were found according to gender, out-of-school study time, previous computer access, or family income. It was observed that the performance of the children in the TIMTraC improves as the age and the school year advance. In addition, the reading children, those who do not have school difficulties, and those who usually do the homework alone have performed better in this task. This study contributes to the presentation of a informatized task that assesses the ability of Working Memory in children, which is related to school performance. This task can contribute to the early detection and intervention of children who present deficits in this ability, so that they do not have future school impairment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2020-09-22T22:42:28Z No. of bitstreams: 1 Andriely dos Santos Cordeiro tcc.pdf: 700200 bytes, checksum: 5dcd008fdf83b4320b04f8d0785e97cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-22T22:42:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andriely dos Santos Cordeiro tcc.pdf: 700200 bytes, checksum: 5dcd008fdf83b4320b04f8d0785e97cb (MD5) Previous issue date: 2018-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMemória de Trabalho, Infância, Avaliação, Informatização, Desempenho Escolar.pt_BR
dc.subjectWorking Memory, Childhood, Assessment, Informatization, Academic Performance.pt_BR
dc.titleMemória de Trabalho Infantil: Informatização de uma Tarefa Avaliativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Moita-
dc.description.resumoA memória de trabalho é a capacidade que possibilita às pessoas manter uma informação na “mente” e trabalhar com ela. Os objetivos desse estudo foram 1) apresentar o processo de informatização da TIMTraC e 2) analisar o desempenho em memória de trabalho de crianças com idades entre cinco e 11 anos através da realização desta tarefa. No estudo 1, a TIMTRaC foi informatizada com a utilização do GameMaker e sua adequação foi avaliada qualitativamente a partir da aplicação com um pequeno grupo amostral (N=20). Modificações foram realizadas para melhoria da tarefa. No estudo 2, participaram 224 crianças de escolas públicas e privada (M = 8,12 anos; DP = 1,72), os desempenhos das crianças foram analisados com o auxílio do Software IBM SPSS Statistics 21, de acordo com o sexo, a idade, ano escolar, habilidade de leitura, presença de dificuldade escolar, tipos de apoio escolar, tempo de estudo fora da escola, acesso anterior a computador e renda familiar. Não foram encontradas diferenças de acordo com o sexo, tempo de estudo fora da escola, acesso anterior a computador ou renda familiar. Foi observado que o desempenho das crianças na TIMTraC melhora conforme o avanço da idade e do ano escolar. Além disso, as crianças leitoras, aquelas que não possuem dificuldade escolar, e aquelas que costumam fazer a tarefa de casa sozinhas obtiveram melhor desempenho nesta tarefa. Esse estudo contribui com a apresentação de uma tarefa informatizada que avalia a capacidade de memória de trabalho em crianças, a qual está relacionada ao desempenho escolar. Essa tarefa pode contribuir para a detecção e intervenção precoces de crianças que apresentem déficits nesta habilidade, para que elas não tenham prejuízo escolar futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andriely dos Santos Cordeiro tcc.pdf683,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.