Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18052
Tipo: TCC
Título: Memória de Trabalho Infantil: Informatização de uma Tarefa Avaliativa
Autor(es): Cordeiro, Andriely dos Santos
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Moita
Resumo: A memória de trabalho é a capacidade que possibilita às pessoas manter uma informação na “mente” e trabalhar com ela. Os objetivos desse estudo foram 1) apresentar o processo de informatização da TIMTraC e 2) analisar o desempenho em memória de trabalho de crianças com idades entre cinco e 11 anos através da realização desta tarefa. No estudo 1, a TIMTRaC foi informatizada com a utilização do GameMaker e sua adequação foi avaliada qualitativamente a partir da aplicação com um pequeno grupo amostral (N=20). Modificações foram realizadas para melhoria da tarefa. No estudo 2, participaram 224 crianças de escolas públicas e privada (M = 8,12 anos; DP = 1,72), os desempenhos das crianças foram analisados com o auxílio do Software IBM SPSS Statistics 21, de acordo com o sexo, a idade, ano escolar, habilidade de leitura, presença de dificuldade escolar, tipos de apoio escolar, tempo de estudo fora da escola, acesso anterior a computador e renda familiar. Não foram encontradas diferenças de acordo com o sexo, tempo de estudo fora da escola, acesso anterior a computador ou renda familiar. Foi observado que o desempenho das crianças na TIMTraC melhora conforme o avanço da idade e do ano escolar. Além disso, as crianças leitoras, aquelas que não possuem dificuldade escolar, e aquelas que costumam fazer a tarefa de casa sozinhas obtiveram melhor desempenho nesta tarefa. Esse estudo contribui com a apresentação de uma tarefa informatizada que avalia a capacidade de memória de trabalho em crianças, a qual está relacionada ao desempenho escolar. Essa tarefa pode contribuir para a detecção e intervenção precoces de crianças que apresentem déficits nesta habilidade, para que elas não tenham prejuízo escolar futuro.
Abstract: Working memory is the ability that enables people to keep information in the "mind" and work with it. The objectives of this study were 1) to present the TIMTraC informatization process and 2) to analyze the performance in working memory of children between five and 11 years old through this task. In study 1, the TIMTRaC was informatized with the use of GameMaker and its suitability was evaluated qualitatively from the application with a small sample group (N = 20). Modifications were made to improve the task. In study 2, participated 224 children from public and private schools (M = 8.12 years; SD = 1.72) participated, the children's performances were analyzed using the IBM SPSS Statistics 21 Software, according to gender, age, school year, reading ability, presence of school difficulties, types of school support, out-of-school study time, prior computer access, and family income. No differences were found according to gender, out-of-school study time, previous computer access, or family income. It was observed that the performance of the children in the TIMTraC improves as the age and the school year advance. In addition, the reading children, those who do not have school difficulties, and those who usually do the homework alone have performed better in this task. This study contributes to the presentation of a informatized task that assesses the ability of Working Memory in children, which is related to school performance. This task can contribute to the early detection and intervention of children who present deficits in this ability, so that they do not have future school impairment.
Palavras-chave: Memória de Trabalho, Infância, Avaliação, Informatização, Desempenho Escolar.
Working Memory, Childhood, Assessment, Informatization, Academic Performance.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18052
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andriely dos Santos Cordeiro tcc.pdf683,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.