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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18078
Tipo: TCC
Título: HABILIDADES VISUOCONSTRUTIVAS NÃO GRAFOMOTORAS NO COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E NA DOENÇA DE ALZHEIMER: MENSURAÇÃO ATRAVÉS DO EXAME NEUROPSICOLÓGICO
Autor(es): MALAGUETA, GEÓRGIA LUANA LEITÃO
Primeiro Orientador: Calvo, Bernardino Fernández
Segundo Orientador: Rodrigues, Rafaela Martins
Resumo: A avaliação neuropsicológica ocupa uma posição fundamental no auxílio ao diagnóstico clínico de patologias relacionadas ao processo de envelhecimento, como o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e a Doença de Alzheimer (DA), de modo que a detecção dessas patologias em estágios iniciais é crucial para o melhor prognóstico. Apesar de estudos demonstrarem a importância da avaliação das habilidades visuoconstrutivas para a detecção de déficits sutis, as medidas utilizadas geralmente são limitadas a tarefas menos complexas e generalistas. O objetivo deste trabalho foi analisar a presença e intensidade de déficits visuoconstrutivos em tarefas não grafomotoras dos tipos bidimensionais, tridimensionais e mentais, nas modalidades cópia e comando verbal em uma amostra de participantes com CCL, DA e envelhecimento saudável (GC). Participaram desse estudo 72 idosos, dos quais 35 eram saudáveis (GC), 25 do grupo CCL e 12 do grupo DA. Todos os idosos foram submetidos a uma ampla avaliação neuropsicológica, além da aplicação das medidas visuoconstrutivas não grafomotoras. Os resultados indicaram que apenas o Teste dos Palitos não foi capaz de diferenciar os grupos DA e GC. O Quebra-cabeças Visuais e a tarefa de Construção Tridimensional de Benton demonstraram diferenças do grupo DA em relação ao grupo CCL. Foi constatado que, quando avaliadas desconsiderando se foram realizadas através de cópia ou por comendo verbal, as tarefas de construção mental foram capazes de diferenciar os três grupos analisados, enquanto as tarefas tridimensionais obtiveram diferenças entre os grupos DA e GC e entre CCL e GC. Já as tarefas bidimensionais apresentaram diferenças apenas entre os grupos DA e GC. Quando os desempenhos foram avaliados desconsiderando a quantidade de dimensões da tarefa e sendo agrupadas apenas por modalidades de cópia ou comando verbal, foi observado que na modalidade de comando verbal déficits mais sutis foram detectados, visto que foi possível diferenciar os grupos CCL e GC. Portanto, os achados indicam que os déficits visuoconstrutivos não podem ser generalizados para todos os tipos de tarefas, de modo que os resultados variam a depender do número de dimensões a serem processadas, bem como a modalidade da tarefa, a saber, cópia ou comando verbal.
Abstract: Não possui.
Palavras-chave: Visuoconstrução; Envelhecimento patológico; Avaliação neuropsicológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18078
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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