Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18080Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santana, Leidiane Fernanda Barbosa de | - |
| dc.date.accessioned | 2020-10-05T20:29:43Z | - |
| dc.date.available | 2020-10-05 | - |
| dc.date.available | 2020-10-05T20:29:43Z | - |
| dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18080 | - |
| dc.description.abstract | This Course Conclusion Paper (TCC),entitled Gender and Sexuality at School: Reflections of a Pedagogue in Training aims to reflect, from the experiences of supervised internship in the Pedagogy course, distance mode, as that gender issues and sexuality have been addressed in schools. For this, the (auto) biographical narratives are used as a methodological strategy, through the description and analysis of scenes experienced in the mandatory stages of the course. The reflections brought by the analysis of the scenes show that, although the teachers affirm that they have no prejudices and do not differentiate between boys and girls, they reinforce gender stereotypes, highlighting that boys and girls must behave in a different way. according to their sex, pointing out a contradiction in the waygender and sexuality issues are understood and addressed by these professionals. In view of this, the final considerations point out that it is essential that gender and sexuality issues are dealt with in an educational way in schools and that, for this, they must be addressed and included in teacher education curricula, with a view to building an egalitarian society, in respect for diversity is valued. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-10-05T20:29:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFBS05102020.pdf: 1094830 bytes, checksum: 534e71a91e1aed5d96caa09785083198 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-05T20:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFBS05102020.pdf: 1094830 bytes, checksum: 534e71a91e1aed5d96caa09785083198 (MD5) Previous issue date: 2019-12-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Sexualidade - sala de aula | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.title | Gênero e sexualidade na escola: reflexões de uma pedagoga em formação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Jeane Félix da | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Gênero e Sexualidade na Escola: reflexões de uma Pedagoga em formação. Tem como objetivo refletir, a partir de experiências de estágio supervisionado do curso de Pedagogia, modalidade a distância, como que as questões de gênero e sexualidade têm sido abordadas nas escolas. Para isso, utiliza-se como estratégia metodológica as narrativas (auto)biográficas, por meio da descrição e da análise de cenas vivenciadas nos estágios obrigatórios do curso. As reflexões trazidas pela análise das cenas apontam que, apesar dos(as) professores(as) afirmarem não ter preconceitos e não fazerem diferenciação entre meninos e meninas, eles(as) reforçam estereótipos de gênero, destacando que meninos e meninas devem se comportar de acordo com seu sexo, apontando uma contradição na forma as questões de gênero e sexualidade são compreendidas e abordadas por esses(as) profissionais. Diante disso, as considerações finais apontam que é fundamental que questões de gênero e sexualidade sejam tratadas de modo educativo nas escolas e que, para isso, elas devem ser abordadas e incluídas nos currículos de formação docente, na perspectiva de construir uma sociedade igualitária, na qual o respeito à diversidade seja valorizado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LFBS05102020.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
