Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Leidiane Fernanda Barbosa de-
dc.date.accessioned2020-10-05T20:29:43Z-
dc.date.available2020-10-05-
dc.date.available2020-10-05T20:29:43Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18080-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper (TCC),entitled Gender and Sexuality at School: Reflections of a Pedagogue in Training aims to reflect, from the experiences of supervised internship in the Pedagogy course, distance mode, as that gender issues and sexuality have been addressed in schools. For this, the (auto) biographical narratives are used as a methodological strategy, through the description and analysis of scenes experienced in the mandatory stages of the course. The reflections brought by the analysis of the scenes show that, although the teachers affirm that they have no prejudices and do not differentiate between boys and girls, they reinforce gender stereotypes, highlighting that boys and girls must behave in a different way. according to their sex, pointing out a contradiction in the waygender and sexuality issues are understood and addressed by these professionals. In view of this, the final considerations point out that it is essential that gender and sexuality issues are dealt with in an educational way in schools and that, for this, they must be addressed and included in teacher education curricula, with a view to building an egalitarian society, in respect for diversity is valued.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-10-05T20:29:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFBS05102020.pdf: 1094830 bytes, checksum: 534e71a91e1aed5d96caa09785083198 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-05T20:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFBS05102020.pdf: 1094830 bytes, checksum: 534e71a91e1aed5d96caa09785083198 (MD5) Previous issue date: 2019-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSexualidade - sala de aulapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleGênero e sexualidade na escola: reflexões de uma pedagoga em formaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Gênero e Sexualidade na Escola: reflexões de uma Pedagoga em formação. Tem como objetivo refletir, a partir de experiências de estágio supervisionado do curso de Pedagogia, modalidade a distância, como que as questões de gênero e sexualidade têm sido abordadas nas escolas. Para isso, utiliza-se como estratégia metodológica as narrativas (auto)biográficas, por meio da descrição e da análise de cenas vivenciadas nos estágios obrigatórios do curso. As reflexões trazidas pela análise das cenas apontam que, apesar dos(as) professores(as) afirmarem não ter preconceitos e não fazerem diferenciação entre meninos e meninas, eles(as) reforçam estereótipos de gênero, destacando que meninos e meninas devem se comportar de acordo com seu sexo, apontando uma contradição na forma as questões de gênero e sexualidade são compreendidas e abordadas por esses(as) profissionais. Diante disso, as considerações finais apontam que é fundamental que questões de gênero e sexualidade sejam tratadas de modo educativo nas escolas e que, para isso, elas devem ser abordadas e incluídas nos currículos de formação docente, na perspectiva de construir uma sociedade igualitária, na qual o respeito à diversidade seja valorizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFBS05102020.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons