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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18151
Tipo: Dissertação
Título: A (des)construção da elitização e a possibilidade de democratização do ensino superior: um estudo da política de cotas no Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Araújo, Luciano Rufino de
Primeiro Orientador: Oliveira, Mariana Lins de
Resumo: Este estudo é resultado da pesquisa em grau de Mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Avaliação da Educação Superior – MPPGAV- Mestrado Profissional. Tem como objetivo analisar o Curso de Medicina da UFPB a partir das Políticas de Cotas adotadas pelas universidades, partindo da premissa que a inclusão de diferentes grupos sócio-étnicos-raciais ocorridas através de políticas públicas afirmativas possibilitaria processos internos mais democráticos e reconfigurações do curso. Buscaremos problematizar um possível processo de (des)construção da histórica condição elitista do curso de Medicina. Partimos do pressuposto de que a adoção de políticas de reserva de vagas causa um “desequilíbrio estrutural” há bastante tempo sedimentado na Universidade Pública Brasileira - por ser considerada, historicamente, um espaço pouco visitado por determinados estratos sociais, dentre eles: negros, índios, portadores de necessidades especiais e alunos oriundos da escola pública - esses desequilíbrios estruturais a que nós nos referimos são, por conseguinte, a mudança maciça no perfil social, étnico e cultural do público que ascende a esse nível educacional, sendo garantida à esses coletivos a reservas de vagas nos cursos de graduação das IFES brasileiras. Essa nova realidade provoca novos fenômenos dentro do universo acadêmico que necessitam de novos olhares. Pretendeu-se conhecer e problematizar os processos de massificação da Educação Superior no Brasil e da possibilidade de (re)conhecer movimentos de democratização em cursos legitimados socialmente como de alto prestígio social. Submetemos as análises dos dados com base na Teoria de Martin Trow, sobre o Sistema de Elites junto com os postulados de Ristoff. E as abordagens teóricas de Souza (2017) e Bourdieu (2015). Os dados mostram a mudança significativa do perfil sócio econômico dos estudantes do curso. As entrevistas, junto às observações de campo, evidenciam contradições que ainda persistem, mas apontam o início de outros processos de democratização e desconstrução da elitização do Curso de Medicina da UFPB.
Abstract: This study is the result of a Master's degree research developed under the Postgraduate Program in Management, Higher Education Evaluation - MPPGAV- Professional Master's Degree. It aims to analyze the UFPB Medicine Course based on the Quota Policies adopted by universities, based on the premise that the inclusion of different socio-ethnic-racial groups occurring through affirmative public policies would enable more democratic internal processes and reconfigurations of the course. We will try to problematize a possible process of (und) construction of the historical elitist condition of the medical course. We assume that the adoption of vacancy reserve policies causes a "structural imbalance" that has long been settled in the Brazilian Public University - because it is historically considered a space that is not visited by certain social strata, such as blacks, Indians, people with special needs and students from the public school - these structural imbalances we are referring to are, therefore, the massive change in the social, ethnic and cultural profile of the public that ascends to that educational level, being guaranteed to these collectives reserves of vacancies in the graduation courses of the Brazilian IFES. This new reality provokes new phenomena within the academic universe that need new looks. It was intended to know and problematize the processes of massification of Higher Education in Brazil and the possibility of (re) knowing democratization movements in socially legitimized courses of high social prestige. We submit the data analyzes based on Martin Trow's Theory on the Elites System along with Ristoff's postulates. And the theoretical approaches of Souza (2017) and Bourdieu (2015). The data show the significant change of the socioeconomic profile of the students of the course. The interviews, together with field observations, reveal contradictions that still persist, but point to the beginning of other processes of democratization and deconstruction of the elitism of the UFPB Medicine Course.
Palavras-chave: Ensino superior
Política de cotas
Curso de Medicina
Elitização
University educacion
Quota policy
Course of medicine
Elitisation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18151
Data do documento: 25-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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