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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18158
Tipo: Dissertação
Título: A sinalização do gerenciamento de resultados por meio da responsabilidade social corporativa no Brasil
Autor(es): Silva Júnior, Francisco José da
Primeiro Orientador: Leite Filho, Paulo Amilton Maia
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e o nível de Gerenciamento de Resultados praticados pelos gestores, sob a ótica da Teoria da Sinalização. Sabe-se que as empresas passaram a evidenciar informações voluntárias, como forma de reduzir a assimetria existente com os stakeholders, garantindo maior valorização. Dessa forma, os gestores podem aproveitar-se para praticar atitudes discricionárias, enviesando o real sentindo da divulgação voluntária. A literatura aponta para uma relação ambígua entre tais variáveis, podendo os gestores utilizar a RSC de forma ética, reduzindo o nível de GR e contribuindo para uma melhor qualidade informacional; ou uma postura oportunista, desviando o foco dos investidores para atitudes manipulativas sobre os lucros. Desta forma, buscou-se analisar tal relação, tendo como amostra as empresas de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa Balcão (B3), não financeiras, entre o período de pós-adoção da IFRS, de 2010 a 2018. Para definir o nível de Gerenciamento de Resultados, foi utilizado o modelo de Pae (2005), sendo o módulo dos resíduos da regressão (GRit) a variável dependente, estimado por GMM (System Generalized Method of Moments). Quanto a proxy de divulgação de Responsabilidade Social Corporativa, foi estimada por meio da análise de conteúdo dos Relatórios de Sustentabilidade, Formulários de Referência e Notas Explicativas das empresas, sendo captado a presença de 43 indicadores econômicos, ambientais e sociais, baseados em Callado (2010) e Murcia e Wuerges (2011). Como controle, a rentabilidade (ROAit), a alavancagem (ENDit), a governança corporativa (GOVit), o market-to-book (MTBit) e o setor (∑SETORit) compuseram os modelos. Por resultados, identificou-se que a evidenciação da RSC associada a informações de cunho ambiental estariam positivamente associados a maiores níveis de GR. Assim, a presença de maiores informações de cunho ambiental podem sinalizar possíveis manipulações nos lucros, servido como um alerta para os stakeholders.
Abstract: This research aimed to study the relationship between Corporate Social Responsibility and the Earnings Management level practiced by managers, from the perspective of the Signaling Theory. It is known that companies started to show voluntary information as a way to reduce the existing asymmetry with stakeholders, ensuring greater appreciation. In this way, managers can take advantage to practice discretionary attitudes, biasing the real feeling of voluntary disclosure. The literature points to an ambiguous relationship between such variables, with managers being able to use CSR ethically, reducing the level of EM and contributing to better information quality; or an opportunistic stance, shifting the investors’ focus to manipulative attitudes about profits. Thus, we sought to analyze this relationship, taking as a sample the non-financial listed companies in Brazil, Bolsa Balcão (B3), nonfinancial, from the post-adoption period of IFRS, from 2010 to 2018. To define the Earnings Management level, the Pae model (2005) was used, with the residual regression module (GRit) being the dependent variable, estimated by GMM (System Generalized Method of Moments). As for the proxy for Corporate Social Responsibility disclosure, it was estimated through content analysis of the Sustainability Reports, Reference Forms and Explanatory Notes of the companies, capturing the presence of 43 economic, environmental and social indicators, based on Callado (2010 ) and Murcia and Wuerges (2011). As a control, return of assets (ROAit), leverage (ENDit), corporate governance (GOVit), market-to-book (MTBit) and sector (∑SETORit) made up the models. By results, it was identified that the disclosure of CSR associated with the environmental’s information would be positively associated with higher levels of EM. Thus, the presence of more environmental’s information may signal possible manipulation of profits, served as a warning to stakeholders.
Palavras-chave: Teoria da Sinalização
Evidenciação voluntária
Responsabilidade Social Corporativa
Gerenciamento de resultados
Qualidade da informação contábil
Signaling Theory
Voluntary disclosure
Corporate Social Responsibility
Earnings management
Quality of accounting information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18158
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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