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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18166
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonte, Márcia Érika Maurício do-
dc.date.accessioned2020-10-16T10:49:59Z-
dc.date.available2020-03-19-
dc.date.available2020-10-16T10:49:59Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18166-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the perception of the technical-administrative servants of the Medical Sciences Center (CCM) of the Federal University of Paraíba about the training actions developed by the Dean of People Management, regarding training courses. To this end, we sought to: know the ways of managing these processes at UFPB; to delineate the profile of the civil servants in the CCM who have participated in the training courses, as well as to know what makes them participate in these training processes. The constant technological and social changes and administrative reforms demand the continuous development of civil servants in public organizations. However, it is necessary to question what skills and learning are being valued within the training policies of the Federal Institutions of Higher Education and to what extent the courses offered meet the interests of these subjects. It was a research with a mixed focus - qualitative and quantitative. Data collection occurred through bibliographic, documentary and electronic research and the application of questionnaires, with 43 technical and administrative staff from CCM. Documents that govern the national policy for technical and administrative qualification were analyzed, as well as the documents, within UFPB, that deal with the qualification of these subjects, to investigate how the qualification process of the servers materializes. To interpret the results, we used the content analysis techniquept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by GILVANEDJA SILVA (gilvanedja@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-16T05:17:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MárciaÉrikaMaurícioDoMonte_Dissert.pdf: 2881632 bytes, checksum: 5e6f68106e3876e26cf9c509523523cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-16T10:49:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MárciaÉrikaMaurícioDoMonte_Dissert.pdf: 2881632 bytes, checksum: 5e6f68106e3876e26cf9c509523523cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-16T10:49:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MárciaÉrikaMaurícioDoMonte_Dissert.pdf: 2881632 bytes, checksum: 5e6f68106e3876e26cf9c509523523cc (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectPolíticas de capacitaçãopt_BR
dc.subjectCompetências e aprendizagempt_BR
dc.subjectPublic universitypt_BR
dc.subjectTraining policiespt_BR
dc.subjectSkills and learningpt_BR
dc.titleAções formativas na Universidade Federal da Paraíba: percepção dos técnico-administrativos do Centro de Ciências Médicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382809711342195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928415465542578pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como propósito analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba sobre as ações formativas desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no que tange os cursos de capacitação. Para tanto, buscou-se: conhecer as formas de gestão desses processos na UFPB; delinear o perfil dos servidores lotados no CCM que têm participado dos cursos de capacitação, bem como, conhecer o que os levam a participar desses processos formativos. As constantes mudanças tecnológicas e sociais e as reformas administrativas demandam o desenvolvimento contínuo dos servidores nas organizações públicas. Entretanto, é preciso problematizar quais competências e aprendizagens estão sendo valorizadas no interior das políticas de formação das Instituições Federais de Educação Superior e em que medida os cursos ofertados atendem aos interesses desses sujeitos. Tratou-se de uma pesquisa com enfoque misto - qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e eletrônicas e da aplicação de questionários, com 43 técnico-administrativos do CCM. Foram analisados documentos que regem a política nacional de qualificação técnico-administrativa, bem como os documentos, no âmbito da UFPB, que tratam da qualificação desses sujeitos, para investigar como se materializa o processo de qualificação dos servidores Para interpretar os resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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