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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18166
Tipo: Dissertação
Título: Ações formativas na Universidade Federal da Paraíba: percepção dos técnico-administrativos do Centro de Ciências Médicas
Autor(es): Monte, Márcia Érika Maurício do
Primeiro Orientador: Oliveira, Mariana Lins de
Resumo: O presente estudo tem como propósito analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba sobre as ações formativas desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no que tange os cursos de capacitação. Para tanto, buscou-se: conhecer as formas de gestão desses processos na UFPB; delinear o perfil dos servidores lotados no CCM que têm participado dos cursos de capacitação, bem como, conhecer o que os levam a participar desses processos formativos. As constantes mudanças tecnológicas e sociais e as reformas administrativas demandam o desenvolvimento contínuo dos servidores nas organizações públicas. Entretanto, é preciso problematizar quais competências e aprendizagens estão sendo valorizadas no interior das políticas de formação das Instituições Federais de Educação Superior e em que medida os cursos ofertados atendem aos interesses desses sujeitos. Tratou-se de uma pesquisa com enfoque misto - qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e eletrônicas e da aplicação de questionários, com 43 técnico-administrativos do CCM. Foram analisados documentos que regem a política nacional de qualificação técnico-administrativa, bem como os documentos, no âmbito da UFPB, que tratam da qualificação desses sujeitos, para investigar como se materializa o processo de qualificação dos servidores Para interpretar os resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo
Abstract: The purpose of this study is to analyze the perception of the technical-administrative servants of the Medical Sciences Center (CCM) of the Federal University of Paraíba about the training actions developed by the Dean of People Management, regarding training courses. To this end, we sought to: know the ways of managing these processes at UFPB; to delineate the profile of the civil servants in the CCM who have participated in the training courses, as well as to know what makes them participate in these training processes. The constant technological and social changes and administrative reforms demand the continuous development of civil servants in public organizations. However, it is necessary to question what skills and learning are being valued within the training policies of the Federal Institutions of Higher Education and to what extent the courses offered meet the interests of these subjects. It was a research with a mixed focus - qualitative and quantitative. Data collection occurred through bibliographic, documentary and electronic research and the application of questionnaires, with 43 technical and administrative staff from CCM. Documents that govern the national policy for technical and administrative qualification were analyzed, as well as the documents, within UFPB, that deal with the qualification of these subjects, to investigate how the qualification process of the servers materializes. To interpret the results, we used the content analysis technique
Palavras-chave: Universidade pública
Políticas de capacitação
Competências e aprendizagem
Public university
Training policies
Skills and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18166
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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