Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOÊLHO, JULIANA LUÍZA SOBRINHO MONTEIRO-
dc.date.accessioned2020-10-16T11:08:23Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-16T11:08:23Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18168-
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze in the short story “The legacy” (1958), by the English writer Virginia Woolf, the female representation through the main character, Angela Clandon, in the context of her marriage to Gilbert Clandon. Thus, a brief review of the critical fortune regarding Virginia Woolf and his writings was prepared based on texts by Oliveira (2017) and Prather (2005). To develop the concept of female condition, we take as a base the studies of Moreira (2003). In order to discuss female authorship, we will present texts by the writers Gloria Anzaldúa (1981), Alice Walker (1972) and Virginia Woolf (2014). Therefore, a brief analysis of this main female character will be made considering her relationship with the other characters in the plot: her husband Gilbert Clandon, her employee and friend Sissy Miller and Miller’s brother, identified only by the initials B.M. Finally, from the analysis of this short story, it is possible to conclude Angela was subjected to her marriage, which silenced her and led her to write diaries, and that was the only place where she had her voice truly expressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-16T11:08:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Juliana Luíza Sobrinho Monteiro Coêlho_versão final (1).pdf: 393560 bytes, checksum: 97d8116b0b31a96f88473e01adadfd9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-16T11:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Juliana Luíza Sobrinho Monteiro Coêlho_versão final (1).pdf: 393560 bytes, checksum: 97d8116b0b31a96f88473e01adadfd9f (MD5) Previous issue date: 2020-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVirginia Woolfpt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectO legadopt_BR
dc.titleA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA PERSONAGEM ANGELA CLANDON, EM “O LEGADO”, DE VIRGINIA WOOLFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Renata Gonçalves-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar no conto “O legado” (1958), da escritora inglesa Virginia Woolf, a representação feminina através da personagem principal, Angela Clandon, no âmbito do seu casamento com Gilbert Clandon. Sendo assim, uma breve revisão da fortuna crítica a respeito de Virginia Woolf e seus escritos foi elaborada a partir de textos de Oliveira (2017) e Prather (2005). Para trabalhar o conceito de condição feminina, tomaremos como base os estudos de Moreira (2003). Para falar sobre autoria feminina, contaremos com as escritoras Gloria Anzaldúa (1981), Alice Walker (1972) e Virginia Woolf (2014). Para tanto, será feita uma breve análise da personagem principal do conto, considerando seu relacionamento com os demais personagens da trama: seu esposo Gilbert Clandon, sua funcionária e amiga Sissy Miller e o irmão desta, identificado apenas pelas iniciais B.M. Por fim, a partir da análise desse conto é possível concluir que a condição a que Angela Clandon estava submetida no casamento, de silenciamento em casa, a levou à escrita de diários, pois era a partir da escrita que ela conseguia se expressar e ser ela mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Luíza Sobrinho Monteiro Coêlho_versão final (1).pdf384,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons