Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, KEILA DOS SANTOS DA SILVA-
dc.date.accessioned2020-10-16T11:11:23Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-16T11:11:23Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18169-
dc.description.abstractThis course conclusion work has as general objective to discuss the role of the textbook in the methods and approaches of the teaching of foreign languages. Therefore, the specific objectives are: to outline the methods and approaches in achronological perspective and to identify the importance of textbooks in this chronological order, in the context of methods and approaches. Thus, in this work, each of these "schools" was characterized, according to their principles and objectives, within their context of performance. We justify this discussion by the intention of contributing with some reflections that relate to the teaching-learning of a foreign language. The text will also deal with the relationship between the textbook and the teacher, and its importance in teaching, both in primary schools (elementary and medium levels) and in language schools. For this, with regard to methods and approaches, the work is based on authors such as: Oliveira (2014); Richards and Rodgers (2001), Leffa (1988, 2012, 2016) and Brown (2000). As for the question of the textbook, we have as foundation Paiva (2009); Jardilino and Horikawa (2010), Bonini and Yano (2018). The Programa Nacional do Livro Didático (2012; 2018) and the Base Nacional Comum Curricular (2018) were also centrally included in this monographic discussion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-16T11:11:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Keila dos Santos da Silva Rodrigues_versão final (1).pdf: 519084 bytes, checksum: 6202dbb04a634b95d828d989e687833e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-16T11:11:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Keila dos Santos da Silva Rodrigues_versão final (1).pdf: 519084 bytes, checksum: 6202dbb04a634b95d828d989e687833e (MD5) Previous issue date: 2020-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectAbordagenspt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Estrangeirapt_BR
dc.titleO OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DOS MÉTODOS E ABORDAGENS DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASILpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Walison Paulino de Araújo-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral discutir o papel do livro didático nos métodos e abordagens do ensino de línguas estrangeiras. Consequentemente, os objetivos específicos são: delinear os métodos e abordagens numa perspectiva cronológica e identificar a importância dos livros didáticos nessa ordem cronológica, no contexto dos métodos e abordagens. Assim, neste trabalho, foi caracterizada cada uma dessas “escolas”, de acordo com seus princípios e objetivos, dentro de seu contexto de atuação. Justificamos essa discussão pelo intuito de contribuir com algumas reflexões que tangem o ensino-aprendizado de língua estrangeira. O texto tratará também sobre a relação entre o livro didático e o professor, e sua importância no ensino, tanto em escolas da educação básica (níveis fundamental e médio) quanto em escola de idiomas. Para isso, no que diz respeito aos métodos e abordagens, o trabalho se fundamenta em autores como: Oliveira (2014); Richards e Rodgers (2001), Leffa (1988, 2012, 2016) e Brown (2000). Quanto à questão do livro didático, temos como fundamentação Paiva (2009); Jardilino e Horikawa (2010), Bonini e Yano (2018). O Programa Nacional do Livro Didático (2012; 2018) e a Base Nacional Comum Curricular (2018) também figuraram com centralidade neste discussão monográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keila dos Santos da Silva Rodrigues_versão final (1).pdf506,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons