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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1817
Tipo: | TCC |
Título: | A atividade lúdica: contribuições para a educação das crianças com Síndrome de Down |
Autor(es): | Silva, Amanda Gomes da |
Primeiro Orientador: | Assis, Geovani Soares de |
Resumo: | A pesquisa aborda a atividade lúdica e suas contribuições para crianças com síndrome de Down. A síndrome de Down está incluída dentre as deficiências intelectuais, o indivíduo com síndrome de Down tem um cromossomo a mais, em vez de 46, ele tem 47 cromossomos. É um dos defeitos mais comuns de nascimento, apresentando em todas as raças, etnias, classes socioeconômicas e nacionalidades. Enfatizando a importância da ludicidade na educação, partimos da suposição de que jogar é uma das principais atividades da criança, é uma das que ela mais gosta de fazer na infância. A ideia da relação do jogo com a aprendizagem não é novo na história da educação, mas hoje em dia é mais aceito e publicado. Toda criança tem o direito à educação e crianças com deficiência também têm esses direitos garantidos quanto à sua inclusão e sucesso na escola. Nas escolas as ações educativas são mediadas pelo professor que seleciona a metodologia e as atividades adequadas para socialização dos conhecimentos das crianças. Nesse contexto a ludicidade é apresentada como uma metodologia que traz inúmeros benefícios, especialmente para as crianças com deficiência recebendo um ganho mínimo que é a interação que ela proporciona. A aprendizagem ocorre por processos cognitivos, à criança com síndrome de Down precisa estimular estes processos constantemente. Para que isso aconteça o Psicopedagogo desenvolve estratégias para orientar a equipe Pedagógica, suas ações e o suporte técnico que a criança precisa para avançar em suas construções acadêmicas. Para que as contribuições da Psicopedagogia sejam bem sucedidas, o indivíduo precisa estar inserido adequadamente na escola, com todos os requisitos necessários para sua real inclusão. Os resultados de nosso estudo mostraram que esta questão foi abordada de forma significativa ao longo dos últimos anos, no entanto, tem havido dificuldades em encontrar artigos recentes que tratam do mesmo. Concluimos que a construção desta pesquisa trouxe para o meu conhecimento novas perspectivas sobre a importância do lúdico e suas contribuições para a aprendizagem de crianças com síndrome de Down. |
Abstract: | The research addresses the play, and their contributions to children with Down syndrome. Down syndrome included in this group of intellectual disabilities, the individual with Down syndrome have an extra chromosome in each of its millions of cells, instead of 46, he has 47 chromosomes. It is one of the most common birth defects, performing in all races, ethnic groups, socioeconomic classes and nationalities. Emphasizing the importance of playfulness in education, we depart to the assumption that play is the child's main activity is what she likes to do in childhood. The idea of the game's relationship with learning is not new in the history of education, but nowadays it is more accepted and published. Every child has the right to education and disabled children also have these rights guaranteed as to its integrity at school. In schools teaching methods are taught, is the teacher who plays the knowledge transmitter function, the play activity is presented as a methodology that brings numerous benefits especially for children with disabilities getting a minimum gain that is the interaction that it provides. Learning occurs by cognitive processes, so that the child with Down syndrome look stimulate these processes constantly. For this to happen the educational psychopedagogists develops strategies and pedagogue puts them into practice in the classroom, the Psychopedagogical contributions to occur the individual must be properly inserted in school. The results showed that this issue has been addressed significantly over the past few years, however, there have been difficulties in finding recent articles dealing with the same. I conclude that the construction of this research brought to my knowledge new perspectives on the importance of playfulness and their contributions to the learning of children with Down syndrome. |
Palavras-chave: | Educação especial - crianças com Síndrome de Down Lúdico - jogos e brincadeiras Prática pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1817 |
Data do documento: | 14-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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