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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18175
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCONCEIÇÃO, CLEITON WILLIAN DA-
dc.date.accessioned2020-10-16T11:40:42Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-16T11:40:42Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18175-
dc.description.abstractThis study emerges based on an outreach project named CLLIS in search of developing a safe space for deaf people to learn, rooted in Quadros’s (2005) notion of Bilingualism. The course was created in an attempt to investigate if the goals set within this thesis were accurate and applicable. Based on deaf people’s cultural views and their signed language, we set as our general aim analysing the pedagogical strategies, rooted in teacher student and student-student interaction and the visually-oriented materials, that successfully tended to their specific learning needs and their peculiarities, as well as the ones that did not. This way, so as to achieve this goal, we also had to set a couple of specific objectives, which are: identifying the teaching strategies that respond to Deaf people’s cultural, linguistic and social experiences; looking into teacher-student and student-student interaction; and examining the visually-oriented materials. Theoretically, the notions of Identity (HALL, 1992), Deaf Identity (PERLIN, 1998), understandings of reading (CANADA, 2006) (BRAZIL, 2018) and others, as well as Marcuschi (2010), Bakhtin (2003), in terms of genre as a powerful element in language teaching were put into play. Also, we based this research on the understanding of Visual Pedagogy (CAMPELLO, 2008) and its branches. As a way of safekeeping the achievements of these goals, we used as methodological foundation Yilmaz (2013) relative to the qualitative nature of our thesis and Rose et al. (2015) as for to prove the status of case study this paper has. In this sense, we uncovered that the use of sign language in class to teach the Deaf and the use of visually- oriented materials are key to giving them a space that fully tend to their educational needs, considering them as a group of people with a distinct culture and language who are different from their hearing counterparts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2020-10-16T11:40:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Cleiton WIllian da Conceição_versão final (1).pdf: 2259822 bytes, checksum: fcdc0184220d985a60e31b0f95726740 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de Leitura;pt_BR
dc.subjectEstratégias Pedagógicas;pt_BR
dc.subjectLibras como (LI);pt_BR
dc.subjectA Interação entre Professor-Aluno e os Materiais de Cunho Visual.pt_BR
dc.titleTEACHING ENGLISH TO DEAF STUDENTS: An Analysis of Pedagogical Strategies rooted in Teacher-Student Interaction and Visually-Oriented Materialspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoEste estudo surge com base em um projeto de extensão chamado Curso de Leitura em Língua Inglesa (CLLIS), em busca de abrir um espaço seguro para os surdos aprenderem, baseados na noção de bilinguismo de Quadros (2005). O curso foi criado na tentativa de investigar se os objetivos estabelecidos neste trabalho de conclusão de curso eram aplicáveis. Com base nas visões culturais das pessoas surdas e em sua língua sinalizada, estabelecemos como objetivo geral analisar as estratégias pedagógicas com base na interação professor-aluno e aluno-aluno e os materiais de cunho visual, as quais atendem as suas necessidades educacionais específicas e suas singularidades, bem como, as que não se alinham a sua forma de aprender. Dessa forma, para atingir essa meta, também tivemos que definir alguns objetivos específicos; identificar as estratégias de ensino que respondem à cultura, à expressão linguística e à vida social das pessoas Surdas; analisar a interação professor-aluno e aluno-aluno e examinar os materiais visuais utilizados no contexto do curso. No que tange a teoria, as noções de identidade (HALL, 1992), identidade surda (PERLIN, 1998), foram primordiais, bem como, as noções de leitura (CANADÁ, 2006) (BRASIL, 2018) entre outras, assim como Marcuschi (2010), Bakhtin (2003), os quais consideram gênero como um elemento singular no ensino de línguas. Além disso, baseamos esta pesquisa na noção de Pedagogia Visual (CAMPELLO, 2008) e suas ramificações. Como forma de salvaguardar a aplicação desses objetivos, usamos como fundamento metodológico Yilmaz (2013) em termos da natureza qualitativa da pesquisa e Rose et al. (2015) quanto meio de comprovar que a pesquisa se configura em um estudo de caso. Nesse sentido, descobrimos que o uso da língua de sinais em sala de aula para ensinar Surdos e o uso de materiais de orientação visual são fundamentais para proporcionar a eles um espaço que atenda plenamente às suas necessidades educacionais, considerando-os como um grupo de pessoas com uma cultura e língua a parte daquela utilizada por seus pares ouvintes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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