Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, José Rômulo Batista-
dc.date.accessioned2020-10-16T12:40:19Z-
dc.date.available2020-04-07-
dc.date.available2020-10-16T12:40:19Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18178-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contribution of the Hospital Pharmacy Experience Internship developed at the Lauro Wanderley University Hospital for the training of Pharmacy students, considering the understanding of the subjects involved: professors from the Pharmaceutical Sciences Department; employees of the Hospital Pharmacy Sector and students who performed this internship at this Hospital in the periods of 2018.1 and 2018.2. The theoretical framework deals with conceptual aspects and internship legislation in Brazil and its insertion in the educational process as a curricular component; as well as the historical and legal trajectory of the training of the pharmaceutical professional and of the teaching of Pharmacy in Brazil and at UFPB (Citation). As for the methodology, it consists of a qualitative and bibliographic research of an exploratory and descriptive nature. The research was carried out through semistructured interviews and questionnaire applications with the subjects involved. The data generated were analyzed using the content analysis technique (BARDIN, 2009; OLIVEIRA et al. 2008). From the understanding of the referenced subjects, is possible to conclude that, despite the gaps, this internship is reaching its objective, contributing satisfactorily to the training of Pharmacy students. At the end, suggestions for improvement for the Internship were presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-10-16T12:40:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséRômuloBatistaXavier_Dissert.pdf: 1295091 bytes, checksum: 7118849054aa5a829b95128cbc0f4e83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-16T12:40:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséRômuloBatistaXavier_Dissert.pdf: 1295091 bytes, checksum: 7118849054aa5a829b95128cbc0f4e83 (MD5) Previous issue date: 2020-03-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectIntegração ensino-assistênciapt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subjectCurricular internshippt_BR
dc.subjectPharmacypt_BR
dc.subjectTeaching-assistance integrationpt_BR
dc.titleEstágio de vivência em farmácia no Hospital Universitário Lauro Wanderley: a compreensão dos sujeitos envolvidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Ana Paula Furtado Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/560414489895027pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944301163574444pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição do Estágio de Vivência em Farmácia Hospitalar desenvolvido no Hospital Universitário Lauro Wanderley para a formação dos estudantes de Farmácia, considerando a compreensão dos sujeitos envolvidos: professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas; servidores do Setor de Farmácia Hospitalar e estudantes que realizaram esse Estágio neste Hospital nos períodos letivos 2018.1 e 2018.2. O quadro teórico tratou dos aspectos conceituais e da legislação de estágio no Brasil e a sua inserção no processo educacional como um componente curricular; bem como da trajetória histórica e legal da formação do profissional farmacêutico e do ensino de Farmácia no Brasil e na UFPB. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de cunho exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionários com os sujeitos envolvidos. Os dados gerados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2009; OLIVEIRA et al., 2008). A partir da compreensão dos sujeitos referenciados, considerou-se que, apesar das lacunas, este estágio vem atingindo o seu objetivo, contribuindo, de modo satisfatório, para a formação dos estudantes do Curso de Graduação em Farmácia. Ao final, foram apresentadas sugestões para a melhoria do estágio em apreço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRômuloBatistaXavier_Dissert.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons