Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18178| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estágio de vivência em farmácia no Hospital Universitário Lauro Wanderley: a compreensão dos sujeitos envolvidos |
| Autor(es): | Xavier, José Rômulo Batista |
| Primeiro Orientador: | Pontes, Ana Paula Furtado Soares |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição do Estágio de Vivência em Farmácia Hospitalar desenvolvido no Hospital Universitário Lauro Wanderley para a formação dos estudantes de Farmácia, considerando a compreensão dos sujeitos envolvidos: professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas; servidores do Setor de Farmácia Hospitalar e estudantes que realizaram esse Estágio neste Hospital nos períodos letivos 2018.1 e 2018.2. O quadro teórico tratou dos aspectos conceituais e da legislação de estágio no Brasil e a sua inserção no processo educacional como um componente curricular; bem como da trajetória histórica e legal da formação do profissional farmacêutico e do ensino de Farmácia no Brasil e na UFPB. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de cunho exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionários com os sujeitos envolvidos. Os dados gerados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2009; OLIVEIRA et al., 2008). A partir da compreensão dos sujeitos referenciados, considerou-se que, apesar das lacunas, este estágio vem atingindo o seu objetivo, contribuindo, de modo satisfatório, para a formação dos estudantes do Curso de Graduação em Farmácia. Ao final, foram apresentadas sugestões para a melhoria do estágio em apreço. |
| Abstract: | This research aims to analyze the contribution of the Hospital Pharmacy Experience Internship developed at the Lauro Wanderley University Hospital for the training of Pharmacy students, considering the understanding of the subjects involved: professors from the Pharmaceutical Sciences Department; employees of the Hospital Pharmacy Sector and students who performed this internship at this Hospital in the periods of 2018.1 and 2018.2. The theoretical framework deals with conceptual aspects and internship legislation in Brazil and its insertion in the educational process as a curricular component; as well as the historical and legal trajectory of the training of the pharmaceutical professional and of the teaching of Pharmacy in Brazil and at UFPB (Citation). As for the methodology, it consists of a qualitative and bibliographic research of an exploratory and descriptive nature. The research was carried out through semistructured interviews and questionnaire applications with the subjects involved. The data generated were analyzed using the content analysis technique (BARDIN, 2009; OLIVEIRA et al. 2008). From the understanding of the referenced subjects, is possible to conclude that, despite the gaps, this internship is reaching its objective, contributing satisfactorily to the training of Pharmacy students. At the end, suggestions for improvement for the Internship were presented. |
| Palavras-chave: | Educação superior Estágio curricular Farmácia Integração ensino-assistência College education Curricular internship Pharmacy Teaching-assistance integration |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18178 |
| Data do documento: | 9-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JoséRômuloBatistaXavier_Dissert.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
