Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1818
metadata.dc.type: TCC
Title: O olhar do professor sobre o desenho da criança pequena
metadata.dc.creator: Bezerra, Nivândia Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Cristhiane da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o olhar do professor sobre a prática do desenho da criança pequena, saber se o desenho é utilizado na educação infantil e quais as suas contribuições para a aprendizagem da criança. A partir da fala dos nossos entrevistados podemos inferir que a prática do desenho nas atividades da rotina infantil contribui não só para a aprendizagem, como também, para o desenvolvimento da autoestima e segurança da criança, auxiliando-a em seu desempenho na construção e utilização de conhecimentos novos que tem como base o acervo de conhecimentos prévios que foram adquiridos no convívio com familiares e amigos e que na escola vão sendo aprimorados. Além dos aspectos citados, destacamos a autonomia que é desenvolvida no processo de criação artística através do desenho que permite a criança exterioriza sentimentos, desejos, traz a concentração nos traçados, nas cores, nas formas e trabalha a imaginação de maneira prazerosa. O presente estudo teve como caminho metodológico a pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador interage com os participantes nas entrevistas semiestrutura das que tinham como questões a prática do desenho, a importância de sua utilização, os seus benefícios, saber se há interferência do professor com desenhos pré-prontos e porque alguns professores não utilizam o desenho na educação infantil com algum objetivo. Os dados foram tratados a partir dos indicadores da técnica de análise de conteúdo. Conclui-se assim, que o desenho deve ser uma ferramenta a ser inserida na rotina diária das crianças uma vez que seus benefícios são bem mais amplos, contemplando não só a área cognitiva, mais também a afetiva, social e emocional.
Abstract: This work has the objective to analyze the opinion teacher’s about practice of the small child’s drawing, to know if the drawing is it used in the utilized in child’s education and what contributions to child learning. From speaks of our respondents we can infer that the practice of drawing in activities of routine infant contributes not only to for learning, as also, development of the self steem and child’s safety, helping in your performance construction and use of new knowledge which is based on the collection of prior knowledge which they were acquired in socializing with family and friends that refined in school. Besides the aspects mentioned, we highlight the autonomy which is developed in process of artistic creation through of drawing that allow the children expose feelings, desires brings the concentration in the tracings, in colors, in works and imaginary in a pleasant way. This is study had way methodological the search quality, at the researcher interacts with the participants in semi-structured interviews that had in questions the practice of drawing, the important of your use, its benefits, know have if inference of the teacher with drawing unfinished and because someone teachers no used work the drawings in the child’s education some objective. Data were treated for indicators of content analysis techniques. If follows that, the drawing must be a tool to be inserted routine of child, since its benefits they are much broader, contemplating not the only area cognitive, but also area affective, social, emotional
Keywords: Aprendizagem
Educação Infantil
Desenho
Professor
Leaming
Child Education
Drawing
Teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1818
Issue Date: 9-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMB17062016833,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.