Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18184
Tipo: Dissertação
Título: Humanos, artisticamente humanos: as expressões da loucura como saber trágico de vidas excluídas pelos domínios da razão
Autor(es): Alves, Jadgleison Rocha
Primeiro Orientador: Flores, Elio Chaves
Resumo: Destacam-se entre as possíveis razões para as violações de direitos ligados as pessoas em sofrimento psíquico, dentre outras, a construção político-normativa no interior do Direito Internacional dos Direitos Humanos - reverberada na concretização de Políticas Públicas de Direitos Humanos - de um cenário reforçado por uma biopolítica ao avesso que tem por fim confinar ou excluir os germes infecciosos das “doenças sociais” – entre elas a loucura –, legitimando uma condição subumana a indivíduos despersonalizados em busca de uma “saúde social” inumana. Desta forma, traz no topo do processo civilizatório o farol de uma lógica imunitária, cujo objetivo é aniquilar as “desmedidas sociais” afirmando uma única face humana “hiper saudável”. É no interior deste território político-normativo-científico que a presente dissertação tem como objetivo principal apresentar os discursos da loucura provenientes de expressões artísticas de internos do Hospital Psiquiátrico Colônia Juliano Moreira em João Pessoa-PB como crítica e alternativa à dominação excludente dos discursos médico-científicos. Especificamente, os objetivos do estudo são: (1) apresentar e analisar os discursos das produções artísticas de indivíduos internos do Hospital Psiquiátrico Colônia Juliano Moreira em João Pessoa-PB; (2) refletir sobre a construção histórico-filosófica de um modelo de dominação científica da razão moderna que aniquila expressões trágicas; (3) criticar o modelo biopolítico exercido na modernidade pela dinâmica do paradigma imunitário a partir das experiências encontradas junto aos internados no Juliano Moreira; Para tanto, o estudo apresentou uma opção metodológica de vertente qualitativa com análise de imagens em movimento para o corpus audiovisual e textual, coletados através das técnicas de observação e pesquisa documental. A partir dos resultados obtidos, tornou possível inferir que as expressões artísticas de homens e mulheres considerados “loucos e loucas” que estiveram internadas no Hospital Psiquiátrico Colônia Juliano Moreira em João Pessoa-PB, reverberaram um saber trágico cuja potência tornou possível apresentar uma via de fuga que atravessa o confinamento territorial proporcionado pelo biopoder para uma construção biopotente – inclusiva e autodeterminada – na formação de uma cultura de e para os Direitos Humanos fora da redução epistemológica da saúde mental.
Abstract: Among the possible reasons for the violations of rights linked to people in psychological distress, the political and normative construction within the International Law of Human Rights - reverberated in the concretization of Public Human Rights Policies - stands out among a reinforced scenario for a biopolitics inside out that aims to confine or exclude infectious germs from "social diseases" - including madness -, legitimizing a subhuman condition to depersonalized individuals in search of inhuman "social health". In this way, it brings at the top of the civilizing process the beacon of an immune logic, whose objective is to annihilate the “social disproportion” by affirming a single “hyper healthy” human face. It is within this political-normative-scientific territory that this dissertation has as main objective to present the discourses of madness from artistic expressions of interns at the Psychiatric Hospital Colônia Juliano Moreira in João Pessoa-PB as a critic and alternative to the exclusive domination of medical discourses -scientific. Specifically, the objectives of the study are: (1) to present and analyze the discourses of the artistic productions of individuals interned at the Psychiatric Hospital Colônia Juliano Moreira in João Pessoa-PB; (2) reflect on the historical-philosophical construction of a model of scientific domination of modern reason that annihilates tragic expressions; (3) criticize the biopolitical model exercised in modern times by the dynamics of the immune paradigm based on the experiences found with the inmates at Juliano Moreira; For this, the study presented a methodological option of qualitative aspect with analysis of moving images for the audiovisual and textual corpus, collected through the techniques of observation and documentary research. From the results obtained, it became possible to infer that the artistic expressions of men and women considered “crazy and crazy” who were hospitalized at the Psychiatric Hospital Colônia Juliano Moreira in João Pessoa-PB, reverberated a tragic knowledge whose power made it possible to present a way of escape that crosses the territorial confinement provided by biopower for a biopotent construction - inclusive and self-determined - in the formation of a culture of and for Human Rights outside the epistemological reduction of mental health.
Palavras-chave: Direitos humanos
Biopolítica
Arte trágica
Human rights
Biopolitics
Tragic art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18184
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JadgleisonRochaAlves_Dissert.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons