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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18194
Tipo: Dissertação
Título: Pen-sei: a implantação do processo eletrônico nacional através do sistema eletrônico de informações na Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Costa, Arlene Xavier Santos
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a política pública Processo Eletrônico Nacional - PEN - do Governo Federal, em face da implantação do Sistema Eletrônico de Informação - SEI - na Universidade Federal de Juízes de Fora (UFJF), na perspectiva dos princípios da gestão arquivística aplicados aos documentos digitais.Trata-se de um estudo de caso no qual privilegiamos a metodologia da pesquisa documental em fontes primárias com contornos de um estudo exploratório e também descritivo, dada a contemporaneidade do tema. Os dados foram coletados em páginas eletrônicas do Governo Federal e da UFJF, relacionadas a políticas públicas de informação e governança, leis e decretos federais, normativas do Arquivo Nacional e regulamentos internos da UFJF. A partir destes dados, contextualizamos o cenário nacional de implantação do PEN, com ênfase nas Instituições de Ensino Superior (IES) e analisamos a falta de conexão entre as políticas públicas de informação e as políticas públicas de arquivos no Brasil, mediante a invisibilidade dos órgãos e entidades de arquivos na implementação de políticas relacionadas à pauta. Como resultado, apresentamos uma análise crítica do SEI-UFJF sob a ótica da gestão arquivística. E a título de contributo, apresentamos ao final sugestões de melhorias para o processo de implantação do sistema na Universidade e para implementação de boas práticas de gestão arquivística de documentos digitais.
Abstract: The present research has as main objective analyze the public policy of National Electronic Process (PEN) - of the Federal Government, due to the implantation of the Electronic Information System - SEI - in the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) by the perspective of the archival management principles applied to digital records. This is a case study in which we privilege the methodology of documentary research in primary sources with the outline of an exploratory and also descriptive study, given the contemporary nature of the theme. The data were collected on websites of the Federal Government and UFJF related to public information and governance policies, federal laws and decrees, norms of the National Archives and internal regulations of UFJF. Based on these data, we contextualize the national scenario for the implementation of the PEN, with an emphasis on Higher Education Institutions (IES) and analyze the lack of connection between public information policies and public archive policies in Brazil through the invisibility of archives bodies and entities in the implementation policy related to the agenda. As a result, we present a critical analysis of SEI-UFJF from the perspective of archival management. As a contribution, at the end we present suggestions for improvements to the process of implementing the system at the University and for implementing best practices in archival management of digital records.
Palavras-chave: PEN-SEI
IFES
UFJF
Políticas públicas da educação
Governança
Políticas públicas de informação
Documentos digitais
Processo eletrônico
Gestão arquivística de documentos digitais
Arquivologia
Public education policies
Governance
Public information policies
Digital records
Electronic process
Archival management of electronic records
Archival science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18194
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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