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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1820
Tipo: TCC
Título: Perspectiva de atuação psicopedagógica junto a adolescentes acolhidos institucionalmente
Autor(es): Machado, Mayara de Oliveira Silva
Primeiro Orientador: Fonseca, Patrícia Nunes da
Resumo: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento institucional é uma medida de proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes que se encontram em um contexto de risco. Com a preocupação de possibilitar uma discursão acerca de melhores estratégias de assistência a esses jovens, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a vida dos adolescentes que vivem nas casas de acolhimento. O estudo contou com a participação de 11 adolescentes acolhidos em uma instituição não governamental de vínculo religioso na cidade de João Pessoa (PB). Todos os participantes eram do sexo masculino, com idade média de 15,36 anos (DP = 1,36; variando de 13 a 17 anos). Utilizou-se um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semi-estruturado. Para análise de dados, foram empregados o pacote estatístico IBM SPSS (versão 21), e o software de análises de dados textuais Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados indicaram que, apesar de viverem na casa de acolhimento, os adolescentes mantêm vínculos com familiares, amigos e comunidade social (igreja e escola) por meio de visitas, telefone e redes sociais. Quanto à vida acadêmica, embora possuam uma percepção positiva acerca da escola, tais jovens apresentam baixo desempenho escolar. Com relação às perspectivas de futuro, observou-se que os participantes manifestaram preocupações, especialmente com relação à intenção de formar uma família, mantê-la e obter sucesso através de realizações pessoais. Isto posto, ressalta-se a importância do psicopedagogo nestas instituições, sobretudo no desenvolvimento de práticas que promovam a aprendizagem e habilidades necessárias dos jovens para um desenvolvimento saudável.
Abstract: According to the status of children and adolescents (ace), the host institu- tion is a measure of protection to the development of children and adolescents who are in a risk context. With the concern to enable an increasing discussion about best care strategies for these young people, this research aims to analyze the lives of adolescents who live in shelters. the study had the participation of 11 adolescents welcomed institu- tionally, being them male with average age of 15,36 years old (DP = 1,36, ranging from 13 to 17), they live in a non-governmental institution of religious bond in the city of João Pessoa (PB). Were used as instruments a questionnaire sociodemographic and a script interview semi-structured. For analysis of data, we used the statistical package IBM SPSS (version 21), and the software of textual data analysis iramuteq (version 0.7 Alpha 2). The results indicate that despite the institutionalization, teens keep links with family, friends and social community (Church and school) through visits, telephone and social networks. As the academic life, although have a positive perception about school, these young people have low school performance, the participants also expressed con- cerns about the future, intention to form a family and desires to get success through per- sonal achievements. That said, we emphasize the importance of psychopedagogists um these institutions, such professional uses practices that favor the construction of the re- silience and all the necessary skills to a healthy development.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Acolhimento institucional
Adolescentes - casa de acolhimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1820
Data do documento: 17-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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