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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18220
Tipo: Dissertação
Título: Custeio meta: um estudo nas indústrias de transformação da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Macêdo, Larissa Cristina Bazilio de
Primeiro Orientador: Monte, Paulo Aguiar do
Primeiro Coorientador: Callado, Aldo Leonardo Cunha
Resumo: O objetivo dessa dissertação é identificar nas indústrias de transformação da cidade de Campina Grande-PB, a ocorrência de adoção do Custeio Meta e, nos casos positivos, o nível de implementação e os fatores que contribuem para a sua adoção. Em caso de não adoção, o objetivo é identificar as barreiras que impedem sua implementação. Além disso, a pesquisa busca analisar e comparar o desempenho das indústrias em redução de custos, qualidade do produto e satisfação do cliente. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa do tipo survey por meio de questionário semi-estruturado com os representantes das indústrias investigadas, obtendo como amostra 41 empresas. O questionário foi composto por 29 perguntas, divididas em 6 partes, nas quais foi solicitado ao respondente para selecionar dentre as assertivas a que melhor atende a sua percepção acerca do tema. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva a partir da observação de frequências e análise inferencial utilizando os testes de V de Cramer e Mann-Whitney. Como resultados, foi possível perceber que 58,5% das indústrias adota a ferramenta, e dentre estas, a maior parte está no nível de implementação mais completo. Quanto aos fatores que contribuem para a implementação, destacam-se como os mais indicados, o apoio da alta gerência e a participação de equipes multifuncionais. A partir do teste de hipóteses, percebeu-se que quanto maior o nível de implementação do Custeio Meta, maior é a quantidade de fatores que contribuem para sua implementação. Por meio da análise inferencial do desempenho em redução de custos, qualidade do produto e satisfação do cliente, observou-se que as indústrias que implementam o Custeio Meta apresentam posições melhores nos três quesitos de desempenho em comparação com as indústrias que não adotam, no entanto, não houve significância estatística para sustentar as hipóteses de melhor desempenho nas indústrias que adotam o Custeio Meta. A pesquisa também comparou o desempenho das indústrias que adotam o Custeio Meta nos diferentes níveis, constatando que não houve diferença estatisticamente significativa que suportasse as hipóteses de melhor desempenho das indústrias no nível completo comparadas as indústrias no nível básico. Quanto às barreiras que impedem a adoção do Custeio Meta, destaca-se a indicação da falta de conhecimento do método. Conclui-se que, apesar da maioria das indústrias adotantes não estarem familiarizadas com os termos comumente apresentados na literatura para se referir ao método, as indústrias de transformação tem implementado a ferramenta, em sua maioria, no nível mais completo, sendo os principais fatores que auxiliam na execução completa: a participação de equipes multifuncionais, o uso de sistemas de informação para monitorar a realização das metas e a participação ativa dos fornecedores e outras partes externas no desenvolvimento do produto. Além disso, no que se refere ao desempenho, as adotantes apresentam vantagens em qualidade do produto e satisfação do cliente comparada as não adotantes. E dentre as não adotantes, a principal dificuldades para a implementação da ferramenta é a falta de conhecimento do método
Abstract: The aim of this dissertation is to identify in the transformation industries of the city of Campina Grande-PB, the occurrence of adopting the Target Costing and, in the positive cases, the level of implementation and the factors that contribute to its adoption. In case of non-adoption, the aim is to identify the barriers that prevent its implementation. Furthermore, the research seeks to analyze and compare the performance of industries in cost reduction, product quality and customer satisfaction. As a methodology, a survey was used through a semi-structured questionnaire with the representatives of the investigated industries, obtaining as a sample 41 companies. The questionnaire consisted of 29 questions, divided into 6 parts, in which the respondent was asked to select from the statements the best one which would suit his/her perception of the topic. The data analysis was performed using descriptive statistics from the observation of frequencies and inferential analysis using the tests: Cramer’s V and Mann-Whitney. As a result, it was possible to notice that 58.5% of the industries adopt the tool, and among these, most are at the most complete level of implementation. As for the factors that contribute to the implementation, the support from the upper management and the participation of multifunctional teams stand out as the most indicated ones. From the hypothesis test, it was realized that the higher the level of implementation of Target Costing, the greater the number of factors that contribute to its implementation. Through the inferential analysis of performance in cost reduction, product quality and customer satisfaction, it was observed that the industries which implement the Target Costing present better positions in the three performance requirements in comparison with the industries which do not adopt it, however, there was no statistical significance to support the hypotheses of better performance in the industries that adopt the Target Costing. The research also compared the performance of the industries that adopt the Target Costing at the different levels, noting that there was no statistically significant difference that supported the hypotheses of better performance of the industries at the complete level compared to the industries at the basic level. As for the barriers that hinder the adoption of the Target Costing, the lack of knowledge of the method stands out. It is concluded that, although most of the adopting industries are not familiar with the terms commonly presented in the literature to refer to the method, the transformation industries have implemented the tool, mostly, at the most complete level, the main factors that assist in the complete execution are the participation of multifunctional teams, the use of information systems to monitor the achievement of goals and the active participation of suppliers and other external parts in product development. Moreover, in terms of performance, the adopters have advantages in product quality and customer satisfaction compared to the non-adopters. And among the non-adopters, the main difficulty for the implementation of the tool is the lack of knowledge of the method
Palavras-chave: Custeio meta
Nível de implementação
Desempenho
Barreiras
Target costing
Implementation
Performance
Barriers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18220
Data do documento: 17-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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