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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18229| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Avaliação sobre os processos da gestão do desempenho na Universidade Federal da Paraíba |
| Autor(es): | Vasconcelos, Marinalva Ferreira de |
| Primeiro Orientador: | Castelo Branco, Uyguaciara Veloso |
| Resumo: | A Gestão do Desempenho na administração pública brasileira surgiu, a partir do novo contexto, que transformou os processos de Gestão de Pessoas após a Reforma do Estado, iniciada na década de 1990. O modelo gerencialista, proposto pela reforma, trouxe a discussão, elaboração e aplicação de dispositivos legais nos quais a captação, desenvolvimento, carreiras e desempenho dos servidores, seriam essenciais para a melhoria da prestação do serviço público. Estes novos contornos se firmaram, com a publicação do Decreto nº 5.707/2006, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, trazendo a Gestão por Competências como modelo a ser adotado nas instituições públicas. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), esse modelo foi implantado, obedecendo aos critérios impostos pela legislação e trouxe a gestão do desempenho como fator potencial para o desenvolvimento institucional. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o entendimento sobre os processos da Gestão do Desempenho e suas etapas, sob a ótica dos gestores na UFPB. Para o alcance do proposto, a metodologia da pesquisa se delimitou numa abordagem qualitativa, de natureza aplicada e método de procedimento monográfico. Com procedimentos técnicos respaldados pela tipologia descritiva, com análise bibliográfica, documental e estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, apoiada por um roteiro, e para a análise dos dados, empregamos o método da Análise de Conteúdo, desenvolvido por Bardin (2011). Os sujeitos participantes são servidores com cargo de gestão na UFPB. O referencial teórico abordou o contexto em que se deu a Reforma do Estado, os dispositivos legais que embasaram o atual modelo de gestão de pessoas na administração pública, especificamente nas Instituições Federais de Ensino Superior, ressaltando os modelos de gestão por competências, a avaliação e gestão do desempenho. Os resultados nos permitiram entender que, apesar do modelo de Gestão do Desempenho adotado na UFPB ser referência, há uma compreensão parcial e fragmentada por parte dos gestores pesquisados, sobre o processo e os atributos que ele apresenta. O ciclo do processo é composto por quatro etapas. Os achados apontam que o planejamento, primeira etapa, é efetuado com parcial observância das normas e preceitos legais. O acompanhamento, segunda etapa, ocorre devido a necessidade de se apresentar relatórios anuais sobre as atividades desenvolvidas e não por exigência do modelo. Na terceira etapa, denominada avaliação, há evidências de que o registro da avaliação do desempenho é entendido como a finalização do processo. A etapa da validação, a quarta e última, onde deveria ocorrer o diálogo e a análise sobre os resultados, é ignorada. Como contribuição foi elaborada uma proposta de capacitação específica sobre gestão do desempenho, para a formação dos gestores envolvidos no processo, que abarque e atenda algumas diretrizes do planejamento estratégico institucional. O intuito é aprimorar o alinhamento entre objetivos individuais e institucionais e consequente melhoria na prestação do serviço público, bem como atingir índices de desempenho satisfatórios, nos processos de avaliação aos quais a instituição é submetida. |
| Abstract: | The performance management in brazilian public administration appeared, from the new context, transforming People Management Processes after the State Reform, began in the 1990s.The managerialist model, proposed by reform, has allowed the discussion, elaborations and application of legal devices in which the capture, development, careers and performance of employees would be essential for improving the quality of public services. These new outlinesreceived strength with thepublication of Decree-Law No 5.707/2006, whichestablished the Personnel Development National Policy, bringing the Skill Management as a model to be adopted in public institutions. This model has been put in place atUniversidade Federal da Paraíba (UFPB), meeting the criteria laid down by the legislation and brought the performance management as a potential factor to institutional development. In light of this context, the actual research had as objective to evaluate the comprehension of the Performance Management and its stages, from the UFPB managers’ point of view. To reach the proposed scope, the research methodology was delimited to a qualitative approach, of applied nature and monographic procedure method,with technical procedures behind the descriptive typology, with bibliographic, documental analysis and case study. The data collection instrument was the semistructured interview, supported by a guide, and for data analysis was used the Content Analysis Method, developed by Bardin (2011). The participantsubjects are UFPB servantsatmanagerial posts. The theoretical background addressed to State Reform context, its legal devices that based the current public administration management model, specifically in Public Higher Educational Schools, underlining the Skill Management models, the performance evaluation and management. The results permitted us to understand that, despite the Performance Management model adopted at UFPB had been a reference; there is an investigated managers’ partial and fragmented comprehension about the process features. The cycleof the process is composed by four stages. The findings point out that the planning, in its first stage, is carried outwith partial regard to law provision and rules. The follow-up, in its second stage, occurs because of a need to present annual reports about the activities carried out and not because of the model requirement. At the third stage, called evaluation, there are evidences that the performance evaluation report is understood as a process completion. The validation stage, the fourth and last one, in which there would be the results analysis and dialogue, is ignored. As a contribution was elaborated a specific capacitation proposal about performance management to process managers training, that includes and meets some institutional strategic planning objectives. The aim is to improve the individual and institutional objectives alignment leading to better quality public services delivery, as well as to reach satisfactory performance indicators in the evaluation processes to which the institution is submitted. |
| Palavras-chave: | Servidor público Gestão de pessoas Gestão por competências Gestão do desempenho Avaliação do desempenho Public servant Personnel management Skills management Performance management Performance evaluation |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18229 |
| Data do documento: | 24-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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