Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18234| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Gestão democrática e participativa: um estudo do Instituto Federal da Paraíba/Campus João Pessoa, a partir do período de redemocratização do Estado brasileiro |
| Autor(es): | Nogueira, Cleoneilton Lopes |
| Primeiro Orientador: | Moreira, Ivan Targino |
| Resumo: | O tema desse estudo consiste na gestão democrática participativa no ensino superior. O objeto de estudo é a participação democrática da comunidade acadêmica na gestão e planejamento do Instituto Federal da Paraíba IFPB - Campus João Pessoa, a partir do período de redemocratização do país, quando a comunidade acadêmica organizada põe em pauta as propostas de participação social na gestão da referida instituição de ensino. Nosso objetivo geral é analisar o processo participativo da comunidade acadêmica, enquanto mecanismo de efetivação da gestão democrática do IFPB/Campus JPA. O referencial teórico de análise abordou três categorias fundamentais necessárias à explicitação e contextualização do objeto de estudo, no processo histórico da sociedade e da vida política brasileira. Nessa direção, buscou-se colher a percepção dos gestores e da comunidade acadêmica, bem como os níveis e condições instituídas de participação. A perspectiva teórico-metodológica adotada referenciase no método dialético, que busca uma compreensão das relações e ações concretas dos segmentos envolvidos na gestão institucional do IFPB, campus João Pessoa. O estudo caracteriza-se pela sua natureza qualitativa, combinando dois tipos complementares de procedimentos metodológicos: a análise documental da instituição e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas. Ela seguiu dois roteiros semiestruturados, aplicados a dois tipos de sujeitos: membros da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e estudantes) e gestores institucionais. Os resultados alcançados deram conta de que o processo participativo é reconhecido pelos gestores e pela comunidade como de fundamental importância na construção da vida democrática institucional. O IFPB conta com espaços legítimos na ordem regulatória da instituição, como os conselhos gestores e colegiados. O processo participativo teve seu ápice nos anos até 2015. Nesse período foi deflagrada a estatuinte que contou com a participação efetiva de todos os segmentos da instituição. Depois disso, houve um processo de arrefecimento, no qual a comunidade tem deixado de ocupar os espaços colegiados de natureza consultiva e deliberativa, nos quais têm assento com poder decisório. Os gestores, embora reconheçam a importância e legitimidade resultante do processo participativo, nem sempre todos desempenham maiores esforços, na mobilização da comunidade acadêmica. Com essa análise podemos concluir que existem condições estruturais para o processo participativo, estrutura que resultou da própria dinâmica participativa anterior. Mas a comunidade já não se encontra mais tão motivada à reprodução dessa dinâmica democrática participativa na vida acadêmica do IFPB, no atual momento conjuntural. |
| Abstract: | The theme of this prep threads about the democratic-participative management in higher education. Its study approach is the democratic participation of the academic community on the management and planning of the Federal Institute of Paraíba (IFPB) from the João Pessoa Campus, starting from Brazil’s political redemocratization period, when the organized academic community puts in check the social participation proposes on the management of the institute. Our objective is to analyse the participative process from the academic community as a motion for the effectuation of IFPB - João Pessoa Campus’ democratic management. The theoretical reference for the analysis addressed three fundamental categories that are needed for the study’s enlightenment and contextualization on the society’s historic process and on the brazilian’s political lifespan. Thus far, it was sought to gather the perception from the managers and the academic community, as well as the established conditions and standards of participation. The theoretical-methodological perspective adopted is sustained in the dialectic method, which seeks to understand the relations and concrete actions from the involved fractions of the institutional management of the IFPB - João Pessoa Campus. This prep is characterized by its qualitative nature, combining two complementary kinds of methodological procedures: the documental analysis of the institution and the field research through interviews. They followed two semi-structured scripts and were applied to two interviewee profiles: members from the academic community (teachers, administrative technician and students) and institutional managers. The acquired results showed that the participative process is recognized by the managers and the community as fundamental for the institutional democratic lifespan’s set up. IFPB has legitimate spaces in the institution’s regulatory order, like the managing council and the collegiate. The participative process had its peak until 2015. On this period was arised a statuary that was made with all the institution’s segments participating effectively. Then, there was a dousing process, which made the community leave the consultative collegiate spaces in a deliberative way, spaces that the community has a guaranteed seat and decisive power. Even though the managers recognize the importance and legitimacy that are resultants from the participative process, not always perform greater efforts on the mobilization of the academic community. With this analysis, we can conclude that are structural conditions for the participative process, which were resulted from the previous dynamic participation. Although, the community is not as motivated as before to reproduce this dynamic democratic participation in the IFPB’s academic lifespan at the current conjunctural moment. |
| Palavras-chave: | Democracia Gestão democrática Planejamento institucional Ensino superior Democracy Democratic management Institutional planning Higher education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18234 |
| Data do documento: | 28-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CleoneiltonLopesNogueira_Dissert.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
