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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18241
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino remoto no distanciamento social: percepções e experiências docentes no período da pandemia do Covid-19. |
Autor(es): | Xavier, Myllena Camila da Silva |
Primeiro Orientador: | Xavier, Wilson José Félix |
Resumo: | Esta pesquisa consiste na investigação de percepções e experiências docentes no momento de distanciamento social, em virtude do vírus covid-19. Teve como objetivo geral compreender a percepção dos(as) professores(as) das escolas públicas estaduais sobre as aulas virtuais, e como desenvolveram o trabalho didático-pedagógico a partir do ensino remoto. Desdobram-se a partir desse objetivo geral outros objetivos específicos: identificar a compreensão dos(as) professores(as) acerca da EaD e do ensino remoto; averiguar a formação e preparação dos(as) professores(as) para atividades de ensino-aprendizagem remotos; conhecer como ocorreu o planejamento das aulas; investigar a participação dos(as) estudantes; e analisar a autoavaliação do(a) professor(a) quanto a esse novo processo de ensino. Para isso, dialogou-se com autores como Mallmann et al (2012) e Chimentão (2009), e com a Portaria No 481/2020, da Secretaria de Estado de educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa do ponto de vista de sua natureza é classificada como pesquisa básica, exploratória, e de abordagem qualitativa, caracterizada ainda, como pesquisa de campo por meio do ambiente virtual. A produção dos dados dessa pesquisa utilizou como procedimento a aplicação de questionários por meio virtual, no qual participaram treze (13) professores(as) da rede estadual de ensino. Os dados mostraram que os(as) docentes têm enfrentado muitas dificuldades no regime especial remoto, posto que o governo do estado implementou normativas para serem seguidas, sem antes fazer um estudo sobre as estratégias que seriam mais adequadas para o momento, pressionando os(as) docentes e as instituições a acatarem as normas. Uma parte dos(as) participantes da pesquisa qualificaram o regime especial remoto como sendo uma experiência negativa, pela dificuldade de acesso de estudantes às aulas virtuais, pela falta de formação específica para mediação das aulas por meio virtual, bem como, pelo ensino organizado em eixos temáticos elencados pela SEECT-PB. No que diz respeito à saúde mental dos(as) sujeitos(as) participantes da pesquisa, estes(as) informaram se sentirem estressados(as) e cansados(as) pelo aumento expressivo em sua carga horária de trabalho. Durante o período de pandemia e isolamento social, a prática pedagógica se desenvolve por meio de inúmeras dificuldades, evidenciando a existência de exclusão digital de estudantes da rede estadual de ensino, tornando mais evidente as desigualdades sociais. |
Abstract: | This research consists of investigating teachers' perceptions and experiences at the time of social distance, due to the covid-19 virus. Its general objective was to understand the perception of teachers from public state schools about virtual classes, and how they developed the didactic- pedagogical work from remote teaching. Other specific objectives unfold from this general objective: to identify teachers' understanding of distance education and remote education; verify the training and preparation of teachers for remote teaching-learning activities; know how the lesson planning took place; investigate the participation of students; and to analyze the teacher's self-assessment regarding this new teaching process. To this end, we spoke with authors such as Mallmann et al (2012) and Chimentão (2009), and with Ordinance No. 481/2020, from the State Department of Education, Science and Technology. Research from the point of view of its nature is classified as basic, exploratory, and qualitative research, further characterized as field research through the virtual environment. The production of the data from this research used the application of questionnaires through virtual means, in which thirteen (13) teachers from the state school system participated. The data showed that teachers have faced many difficulties in the special remote regime, since the state government has implemented regulations to be followed, without first doing a study on the strategies that would be most appropriate for the moment, putting pressure on ) teachers and institutions to abide by the rules. A part of the research participants qualified the special remote regime as a negative experience, due to the difficulty of students accessing virtual classes, due to the lack of specific training for mediation of classes through virtual means, as well as by organized education in thematic axes listed by SEECT-PB. With regard to the mental health of the subjects participating in the research, they reported feeling stressed and tired due to the significant increase in their workload. During the period of pandemic and social isolation, pedagogical practice develops through numerous difficulties, showing the existence of digital exclusion of students from the state school system, making social inequalities more evident. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas. Regime especial de ensino. Isolamento social escolar. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundamentais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18241 |
Data do documento: | 13-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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