Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18254
Tipo: | Dissertação |
Título: | A docência como vocação: Jonilda Alves Ferreira e o desafio de uma educação transformadora |
Autor(es): | Alves, Mário César Martins |
Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos |
Resumo: | O presente trabalho está dentro das numerosas pesquisas que atualmente têm se preocupado com as metodologias empregadas pelos professores no meio escolar. Abordamos questões relacionadas ao ensino de matemática, assim como contemplado nessas pesquisas, para que possamos constituir elementos que promovam uma correção de rota ao contestado modelo, que pouco atinge a aprendizagem do alunado e é utilizado pela grande maioria dessa classe profissional. Consoante outros exemplos de ações didáticas que têm sido analisadas visando fornecer contribuições às práticas de demais trabalhadores da educação, trazemos o trabalho efetuado pela professora Jonilda Ferreira, de Paulista/PB. Nesta pesquisa, buscamos explorar as ações pedagógicas da professora que são conectadas ao cotidiano dos alunos e suas perspectivas, em uma abordagem sociocultural e histórica, analisando essas práticas a cabo de que elas sirvam de motivação a outros docentes. Nossa pesquisa valeu-se dos conceitos tratados nos estudos biográficos e da catalogação documental, que foram articulados a uma análise qualitativa produtiva e com a Narrativa de Vida, proposta por Daniel Bertaux, ocupando posição fundamental quanto à coleta e compreensão dos aspectos surgidos no estudo da trajetória profissional no magistério da professora Jonilda Ferreira. A pesquisa bibliográfica, fundamentada em conceitos da História da Matemática, Etnomatemática, e Etnossociologia, serviu de suporte teórico na problematização e exploração das aulas práticas estudadas, que são ministradas pela professora Jonilda e que envolve o cotidiano dos alunos, e dos resultados destes na OBMEP. Utilizamos as teorias trazidas no corpo do nosso trabalho para a apreciação analítica e comparativa das concepções socioculturais e históricas que envolvem o processo de ensino adotado pela professora Jonilda Ferreira, que se utiliza dos conhecimentos prévios dos aprendizes. Obtivemos entre os resultados: a importância de ser criada uma relação recíproca e positiva entre docente e aluno; a relevância de se promover o envolvimento e interesse dos estudantes com a matemática por meio de aulas práticas que abordem questões cotidianas, lúdicas e culturais, consoante perspectivas da Etnomatemática; os benefícios cognitivos e sociais obtidos ao se trabalhar partindo do concreto até chegar nas ideias abstratas, aprofundando o pensamento matemático com a introdução das olimpíadas do conhecimento. |
Abstract: | The present work is among the numerous researches concerned with the methodologies used by teachers in the school environment nowadays. We discuss issues related to the teaching of mathematics, similarly to what has been contemplated in these researches, so that we can constitute elements that promote a correction in the route of the contested model, whose results are little when it comes to the students’ learning but is used by the great majority of this professional class. In accordance with other examples of didactic actions that have been analyzed to provide contributions to the practices by other education workers, we present the work carried out by teacher Jonilda Ferreira, from Paulista/PB. In this research, we seek to explore the teacher's pedagogical actions that are based on her students' daily lives and perspectives, under a socio-cultural and historical approach, analyzing these practices so as they may serve as motivation to other teachers. Our research made use of the concepts presented in the biographical studies and the documentary cataloging, which have been submitted to a qualitative productive analysis and with the Narrative of Life, as proposed by Daniel Bertaux, occupying a fundamental position regarding the collection and understanding of the aspects arisen in the study of professional trajectory of Jonilda Ferreira’s the teaching career. The bibliographical research, based on the concepts of History of Mathematics, Ethnomathematics, and Ethnosociology, has served as theoretical framework in the problematization and exploration of the practical classes studied, taught by teacher Jonilda and involves her students' daily routines, and their results in OBMEP. We use the theories developed in the body of our work for both analytical and comparative appreciation of the socio-cultural and historical conceptions in the teaching process adopted by Jonilda Ferreira, who makes use of her apprentices' previous knowledge. Among the results obtained are: the importance of creating a reciprocal and positive teacher-student relationship; the relevance of promoting the students’ involvement with and interest in mathematics through practical classes addressing daily, playful and cultural issues according to Ethnomathematics perspectives; the cognitive and social benefits obtained from work departing from concrete to reaching out abstract ideas, deepening mathematical reasoning through the introduction of the knowledge olympiads. |
Palavras-chave: | Ensino Educação matemática Narrativa de vida Teaching Mathematical education Narrative of life |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18254 |
Data do documento: | 1-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MárioCésarMartinsAlves_Dissert.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons