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metadata.dc.type: TCC
Title: Transtorno do espectro autista: formação de professores para a inclusão no ensino fundamental
metadata.dc.creator: Silva, Isabel Medeiros da
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: Visando a inserção dos autistas em escolas regulares foi criada a Lei no 12.764, que institui a "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista". Pensando nesse questionamento, esse estudo tem como objetivo geral analisar como se dá a formação dos professores em relação à inclusão de autistas no ensino regular. Além disso, tem como objetivos específicos: comparar se existe diferença na inclusão de autistas na escola publicas e privadas e identificar se os professores do ensino fundamental estão capacitados para inclusão de crianças autistas. Participaram desse estudo 15 professores (sete de escolas públicas e oito de escolas privadas), divididos em sete escolas localizadas na cidade de João Pessoa-PB. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma entrevista semiestruturada contento 5 perguntas para os professores e um questionário sociodemográfico para fins de caracterização da mesma. A análise de dados se deu por meio da análise de discurso, segundo a análise de Bardin (2009). Os resultados indicaram que existe resistência de alguns profissionais por não saber como trabalhar com esses alunos. Apesar do resultado ter sido satisfatório, é notório que a necessidade de continuação de um estudo mais aprofundado sobre o tema. Para que a inclusão ocorra é preciso mais do que a aprovação de uma lei. Deve-se rever as políticas públicas atuais de modo a garantir aos educadores os conhecimentos, o tempo e a formação necessária para que os alunos não só sejam matriculados, mas também tenham garantido seu direito de aprender.
Abstract: Aiming the inclusion of autistic children in regular schools was created the law N o 12.764, establishing the "Protection National Policy of the Person with Autistic Spectrum Disorder." Thinking about this question, this study has as general objective to analyze how is the training of teachers with regard to the inclusion of autistic people in regular schools. In addition, it has the following specific objectives: compare if there are differences between the inclusion of autistic individuals in public and private schools, and identify if the elementary school teachers are qualified to include autistic children. 15 teachers participated in this study (seven of them from public schools and eight from private schools), divided into seven schools located in the city of João Pessoa-PB. For conduct the survey, we used a semi-structured interview with 5 questions for the teachers and a sociodemographic questionnaire for characterization purposes of research. Data analysis was performed by means of speech analysis according to the analysis Bardin (2009). The results indicated that there is resistance from some professionals do not know how to work with these special students.Although the results were satisfying, it is clear the need for continuation of further study on the issue. For inclusion occurs, it takes more than an approval of a law. The current public policies must be reviewed to ensure for educators the knowledge, the time and the necessary training, so that students are not only enrolled in regular schools, but also have guaranteed their right to learn.
Keywords: Autismo
Inclusão
Escolaridade
Autism
Inclusion
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1828
Issue Date: 13-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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