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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18302
Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de impressão e qualidade das informações contábeis: análise das empresas listadas na B3
Autor(es): Silva, Vanessa de Menêses
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar qual é a relação entre a qualidade das informações contábeis e o gerenciamento de impressão, encontrado nos relatórios de administração das empresas não financeiras listadas na bolsa de valores brasileira. Para tanto, analisouse o período de 2010 a 2018, a amostra foi de 205 companhias. A fim de mensurar a persistência dos resultados contábeis, utilizou-se o modelo de Dechow et al. (2010). Para o conservadorismo, usou-se o modelo de Banker et al. (2016). Para o gerenciamento de impressão, considerou-se como proxy o sentimento textual presente nos relatórios de administração das empresas. Ele foi estimado por meio da metodologia de bag-of-words, ou seja, com uma leitura automatizada dos textos, por meio do software R, que realizou a identificação e contagem da frequência das palavras positivas, mediante o algoritmo A, escrito em linguagem R, utilizando-se como base a lista de palavras-chave descritas no dicionário de Silva (2017). Os resultados indicaram que as empresas as quais apresentaram baixos níveis de qualidade em suas informações contábeis, ou seja, aquelas que reportaram resultados menos persistentes e com menores níveis de conservadorismo contábil, tenderam a realizar mais gerenciamento de impressão. Pois, apresentaram relatórios de administração com textos mais otimistas. Os achados evidenciaram que o sentimento textual pode ser considerado como uma fonte de informação complementar para os usurários aumentarem o poder preditivo de suas análises. Como também, sinalizou que os gestores podem estar se utilizando do gerenciamento de impressão para manipular a percepção dos usuários das demonstrações. Isto corrobora com os resultados encontrados por Sadique et al. (2008), Huang et al. (2014), Tan et al. (2014), que identificaram a existência do gerenciamento de impressões em press releases de resultados, utilizado para manipular as percepções dos usuários sobre o desempenho das empresas.
Abstract: The objective of this paper was to investigate what is the relationship between the Earnings quality and Impression management, found in the management reports of nonfinancial companies listed on the Brazilian stock exchange. To this end, the period from 2010 to 2018 was analyzed and, due to missing information, the sample was restricted to 205 companies. In order to measure the persistence of results, the model of Dechow et al. (2010). While for conservatism, the Banker et al. (2016). For the Impression management, the textual feeling present in the management reports of the companies was considered as a proxy. It was estimated using the bag-of-words methodology, that is, with an automated reading of the texts, using the R software, which performed the identification and counting of the frequency of positive words, using the A algorithm, written in language R, using as a base the list of keywords described in Silva's dictionary (2017). The results indicated that companies that presented low levels of Earnings quality, that is, those that reported less persistent results and with lower levels of accounting conservatism, tended to perform more Impression management. Yes, they presented management reports with more optimistic texts. The findings showed that the textual feeling can be considered as a source of complementary information for usurers to increase the predictive power of their analyzes. As well, it signaled that managers may be using print management to manipulate the users' perception of the statements. This corroborates the results found by Sadique et al. (2008), Huang et al. (2014), Tan et al. (2014), in which they identified the existence of impression management in press releases of results, used to influence users' perceptions on the performance of companies.
Palavras-chave: Qualidade da informação contábil
Persistência dos resultados
Conservadorismo contábil
Gerenciamento de impressão
Sentimento textual
Earnings quality
Persistence
Conservatism
Impression management
Textual feeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18302
Data do documento: 12-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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