Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18306
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vivências e desafios do agir docente: questões para formação continuada à luz do interacionismo sociodiscursivo |
Autor(es): | Ramos, Ana Tália da Silva |
Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
Resumo: | A área de formação de professores de línguas no Brasil tem recebido produtivas contribuições intermediadas pela Linguística Aplicada e por seu diálogo com diferentes áreas de conhecimento (ALMEIDA FILHO, 1997; LEFFA, 1999; CELANI, 2003). O presente estudo trata da linguagem acerca do trabalho do professor, mais especificamente, sobre os conflitos e desafios presentes na atividade docente no contexto do ensino público regular da Paraíba. Nosso objetivo central é investigar as representações de duas professoras sobre suas vivências em formações continuadas e de que modo esse processo oferece subsídios para o enfrentamento dos desafios no seu agir docente. No que concerne à geração de dados desta pesquisa, foram eleitos dois instrumentos: o questionário, para obtenção do perfil de nossas colaboradoras e a entrevista semiestruturada que visou identificar os pontos centrais do nosso trabalho. Para a compreensão do nosso objeto de estudo, assumimos neste trabalho os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO, 2004) e os estudos das Ciências do trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007, 2010). Desse modo, analisamos os textos provenientes das entrevistas que compõem o nosso corpus, sob a ótica das categorias de análise do quadro metodológico do ISD, os conteúdos temáticos e as modalizações. Fundamentando-nos nos resultados de nossa análise, observamos que há um distanciamento entre os projetos de formação continuada e os desafios enfrentados por nossas colaboradoras É nesse sentido que objetivamos contribuir no delineamento de uma formação continuada, de natureza transdisciplinar, que considere o contexto específico do professor da escola pública, ao impulsionar principalmente, o fortalecimento do coletivo de trabalho para lidar com os conflitos imanentes à atividade de ensino . |
Abstract: | The area of language teacher education in Brazil has received productive contributions intermediated by Applied Linguistics and its dialogue with different areas of knowledge (ALMEIDA FILHO, 1997; LEFFA, 1999; CELANI, 2003). The present study discusses the language of the teacher's work, more specifically, about the conflicts and challenges present in the teaching activity in the context of regular public education in Paraíba. Our central objective is to investigate how representations of two teachers about their experiences in continuing educations and how this process offers subsidies to face challenges in their teaching. Regarding the data generation of this research, two instruments were chosen: the questionnaire, to obtain the profile of our collaborators and the semi-structured interview that shows the central points of our work. To understand our object of study, we assume in this work the theoretical and methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO, 2004) and the studies of Labor Sciences (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007, 2010) In this way, we analyzes the interview texts that compose our corpus, from the perspective of the analysis categories of the ISD methodological framework, the thematic contents and the modalizations. Based on the results of our analysis, we observe that there is a gap between the projects of continuous training and the challenges faced by our collaborators. In this sense, we aim to contribute to delineate in the design of a continuing education, of a transdisciplinary nature, that considers the specific context. public school teacher, by promoting mainly, the strengthening of the collective work to deal with conflicts immanent in teaching activity. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Interacionismo sociodiscursivo Formação de professores de língua inglesa Representações Applied linguistics Sociodiscursive interactionism English teacher education Representations |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18306 |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaTáliaDaSilvaRamos_Dissert.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons