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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1832
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Carlos Diego de Lima-
dc.date.accessioned2017-08-28T16:29:29Z-
dc.date.available2015-12-07-
dc.date.available2017-08-28T16:29:29Z-
dc.date.issued2015-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1832-
dc.description.abstractThe Brazil offers a wide coastline in which concentrates its nearby coastal economic activities and conditions extremely favorable to the development of water transport. However, this potential has not been effectively and efficiently utilised by the cargo segment, which is still characterized by a ragged array, especially as regards the use of cabotage and navigation held between ports or points of the national territory, using the sea or this and inland waterways. This study aims to describe the distribution of cabotage as possible alternative Brazilian logistics, its benefits and limitations. Had the study methodology descriptive and bibliographical study based on authors in the area of logistics and cabotage transport operations. According to the data collected for the construction of this section, one can see that the coastline of Brazil is quite extensive and has public and private port terminals, ports, is a market characterised by regulatory barriers to entry, a large portion of the consumer market is located up to 200 km from the coast, making it easy to explore the use of cabotage transport in BR. Having as a conclusion that the cabotage transport is a possible alternative Brazilian logistics emerges as a viable option as they complete the entire logistics chain of transport in the country, being an extremely complex and expensive process, however, is an extremely important activity for financial success with the external market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-08-28T16:29:29Z No. of bitstreams: 2 CDLS28082017.pdf: 1133056 bytes, checksum: 59d27a31ff4782c6b0f04d145ed3ed60 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-28T16:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CDLS28082017.pdf: 1133056 bytes, checksum: 59d27a31ff4782c6b0f04d145ed3ed60 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-11-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCABOTAGEMpt_BR
dc.subjectLOGÍSTICA DE CABOTAGEMpt_BR
dc.subjectLOGÍSTICA MARÍTIMApt_BR
dc.subjectTRANSPORTES BRASILEIROSpt_BR
dc.subjectTRANSPORTES DE CARGApt_BR
dc.titleLogística de cabotagem: alternativa e distribuição para o Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, César Emanoel Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139840U5pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIREDO, Nayanna Ruth Mangueira de-
dc.contributor.referee2ANDRADE, Geraldo Magela de-
dc.description.resumoO Brasil apresenta uma vasta costa marítima na qual concentra suas atividades econômicas nas proximidades litorâneas e condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento do transporte aquaviário. No entanto, esse potencial não tem sido efetivamente e eficientemente aproveitado pelo segmento do transporte de cargas, que ainda é caracterizado por uma matriz desbalanceada, sobretudo no que se refere ao uso da cabotagem e navegação realizada entre portos ou pontos do território nacional, utilizando a via marítima ou essa e as vias navegáveis interiores. O referido estudo tem como objetivo descrever a distribuição de cabotagem como possível alternativa logística brasileira, seus benefícios e limitações. Teve como metodologia o estudo descritivo e bibliográfico baseado em autores da área da logística e de transportes de cabotagem. De acordo com os dados coletados para a construção desta seção, pode-se constatar que a costa marítima do Brasil é bastante extensa e dotada de portos públicos e terminais portuários privativos, é um mercado caracterizado por barreiras regulatórias de entrada, grande parte do mercado consumidor está localiza-se a até 200 quilômetros da costa, facilitando a exploração do uso do transporte de cabotagem na BR Marítima. Tendo como conclusão que o transporte de cabotagem é uma possível alternativa logística brasileira, que surge como uma opção viável à medida que completa toda a cadeia logística de transporte do país, sendo um processo extremamente complexo e caro, no entanto, é uma atividade de extrema importância para a obtenção do sucesso financeiro empresarial com o mercado externo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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