Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1832
Tipo: TCC
Título: Logística de cabotagem: alternativa e distribuição para o Brasil
Autor(es): SILVA, Carlos Diego de Lima
Primeiro Orientador: LIMA, César Emanoel Barbosa de
referee1 : FIGUEIREDO, Nayanna Ruth Mangueira de
referee2: ANDRADE, Geraldo Magela de
Resumo: O Brasil apresenta uma vasta costa marítima na qual concentra suas atividades econômicas nas proximidades litorâneas e condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento do transporte aquaviário. No entanto, esse potencial não tem sido efetivamente e eficientemente aproveitado pelo segmento do transporte de cargas, que ainda é caracterizado por uma matriz desbalanceada, sobretudo no que se refere ao uso da cabotagem e navegação realizada entre portos ou pontos do território nacional, utilizando a via marítima ou essa e as vias navegáveis interiores. O referido estudo tem como objetivo descrever a distribuição de cabotagem como possível alternativa logística brasileira, seus benefícios e limitações. Teve como metodologia o estudo descritivo e bibliográfico baseado em autores da área da logística e de transportes de cabotagem. De acordo com os dados coletados para a construção desta seção, pode-se constatar que a costa marítima do Brasil é bastante extensa e dotada de portos públicos e terminais portuários privativos, é um mercado caracterizado por barreiras regulatórias de entrada, grande parte do mercado consumidor está localiza-se a até 200 quilômetros da costa, facilitando a exploração do uso do transporte de cabotagem na BR Marítima. Tendo como conclusão que o transporte de cabotagem é uma possível alternativa logística brasileira, que surge como uma opção viável à medida que completa toda a cadeia logística de transporte do país, sendo um processo extremamente complexo e caro, no entanto, é uma atividade de extrema importância para a obtenção do sucesso financeiro empresarial com o mercado externo.
Abstract: The Brazil offers a wide coastline in which concentrates its nearby coastal economic activities and conditions extremely favorable to the development of water transport. However, this potential has not been effectively and efficiently utilised by the cargo segment, which is still characterized by a ragged array, especially as regards the use of cabotage and navigation held between ports or points of the national territory, using the sea or this and inland waterways. This study aims to describe the distribution of cabotage as possible alternative Brazilian logistics, its benefits and limitations. Had the study methodology descriptive and bibliographical study based on authors in the area of logistics and cabotage transport operations. According to the data collected for the construction of this section, one can see that the coastline of Brazil is quite extensive and has public and private port terminals, ports, is a market characterised by regulatory barriers to entry, a large portion of the consumer market is located up to 200 km from the coast, making it easy to explore the use of cabotage transport in BR. Having as a conclusion that the cabotage transport is a possible alternative Brazilian logistics emerges as a viable option as they complete the entire logistics chain of transport in the country, being an extremely complex and expensive process, however, is an extremely important activity for financial success with the external market.
Palavras-chave: CABOTAGEM
LOGÍSTICA DE CABOTAGEM
LOGÍSTICA MARÍTIMA
TRANSPORTES BRASILEIROS
TRANSPORTES DE CARGA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1832
Data do documento: 25-Nov-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDLS28082017.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons