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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18353| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O uso das memórias de jovens indígenas: possibilidades para o aprimoramento da escrita |
| Autor(es): | Monteiro, Adrielly Zhong |
| Primeiro Orientador: | Miranda, Joseval dos Reis |
| Resumo: | Reconhecendo as memórias enquanto temática que há muito instiga o interesse da humanidade, permitindo às gerações vindouras o acesso aos saberes, à vivência e às práticas sociais de seus antepassados, adotei as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (2018) que orienta o currículo escolar no Brasil para que se efetive em sala de aula a abordagem dos gêneros do discurso enquanto ferramentas constitutivas de práticas reais. Dessa forma, este estudo empenhou-se em analisar de forma geral como as memórias de jovens indígenas do 8º ano do Ensino Fundamental puderam contribuir para o aprimoramento das produções escritas em sala de aula e, ainda, especificamente, observar quais dimensões de sua memória como jovem indígena foram contempladas nas produções textuais de memórias, diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos jovens diante da produção escrita do gênero e compartilhar os procedimentos metodológicos que auxiliaram os jovens diante da realidade previamente constatada. Para isso, a presente pesquisa foi fundamentada em autores como Candau (2016), Hall (2011), Le Goff (2013), Goldstein e Capo (2016), discorrendo sobre a dialética da memória e da identidade; Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2017), advogando a respeito dos gêneros do discurso e, ainda, Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Antunes (2003), Ruiz (2018) entre outros, que ponderam sobre as produções escritas articuladas para além dos limites da escola. O percurso metodológico foi embasado nos fundamentos da pesquisa qualitativa e da pesquisa-ação de cunho intervencionista como forma de trabalho de campo, adotando a roda de conversa, a oficina temática e a observação participante como instrumentos de geração de dados e a análise de conteúdo para alicerçar a análise dos dados. Por fim, convém mencionar que, após as análises dos dados gerados, detalhados no decorrer deste estudo, verifiquei que as intervenções realizadas resultaram em melhorias na produção de textos escritos dos/as participantes no que diz respeito tanto aos elementos constituintes do gênero estudado quanto ao emprego dos recursos linguísticos necessários à manutenção dos sentidos do texto. Além disso, o trabalho com as memórias dos estudantes indígenas proporcionou aos participantes o resgate e a narração dos costumes, valores, tradição e aspectos identitários da região quando considerada a capacidade analítica assumida pelo memorialista acerca de seu comportamento passado em detrimento do eu figurado no presente, assim como também foi possível verificar nas dimensões retratadas por meio das memórias escritas um sentimento de pertencimento ao lugar e isso pôde ser observado a partir da descrição das experiências vividas na comunidade. |
| Abstract: | Recognizing the memories as a theme that has long instigated humanity's interest, allowing future generations access to the knowledge, experience and social practices of their ancestors, I adopted the recommendations of the National Common Curricular Base (2016) that guides the school curriculum in the Brazil so that the approach of discourse genres can be carried out in the classroom as tools that constitute real practices. Thus, this study endeavored to analyze in a general way how the memories of indigenous young people from the 8th year of Elementary School could contribute to the improvement of the productions written in the classroom and, also, specifically, to observe which dimensions of their memory as indigenous youth were contemplated in the textual production of memories, diagnosing the difficulties presented by young people in the face of the written production of the genre and sharing the methodological procedures that helped young people in the face of the previously verified reality. For this, the present research was based on authors such as Candau (2016), Hall (2011), Le Goff (2013), Goldstein and Capo (2016), discussing the dialectic of memory and identity; Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2017), advocating about the genres of discourse and also Ferrarezi Júnior and Carvalho (2015), Antunes (2003), Ruiz (2018) among others, who ponder about written productions articulated beyond the limits of the school. The methodological path was based on the foundations of qualitative research and action research of an interventionist nature as a form of fieldwork, adopting the conversation circle, the thematic workshop and participant observation as instruments of data generation and content analysis for support the data analysis. Finally, it is worth mentioning that, after analyzing the data generated, detailed in the course of this study, we found that the interventions performed resulted in improvements in the production of written texts by the participants with regard to both the constituent elements of the studied genre and the use of the linguistic resources necessary to maintain the meanings of the text. In addition, the work with the memories of the indigenous students provided the participants with the rescue and narration of the customs, values, tradition and identity aspects of the region when considering the analytical capacity assumed by the memorialist about his past behavior in detriment of the present self , just as it was also possible to verify in the dimensions portrayed through the written memories a feeling of belonging to the place and this could be observed from the description of the experiences lived in the community. |
| Palavras-chave: | Memórias Jovens indígenas Produção escrita Memories Indigenous youth Written production |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18353 |
| Data do documento: | 27-Fev-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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