Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18359
Tipo: Dissertação
Título: A realidade de estudantes com deficiência na escola pública: um olhar à luz do exercício profissional de assistentes sociais no município de João Pessoa - PB
Autor(es): Pita, Fábia Halana Fonseca Rodrigues
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: Historicamente as pessoas com deficiência viveram processos de segregação e exclusão social. Percorrendo desde o assistencialismo, passando pela mobilização até a conquista de direitos e o exercício da cidadania. Esta Dissertação em Serviço Social propõe como objetivo geral a análise da realidade de estudantes com deficiência nas escolas municipais de João Pessoa-PB, sob o olhar do Serviço Social no âmbito educacional. Os objetivos específicos visam analisar o perfil de estudantes com deficiência nas referidas escolas; o processo de inclusão social desses estudantes nas escolas regulares, considerando as condições de acesso e permanência à educação; as ações das escolas voltadas aos estudantes com deficiência; conhecer os principais mecanismos do Serviço Social na viabilização do direito à educação dos estudantes com deficiência e conhecer e analisar os principais problemas enfrentados pelo Serviço Social na viabilização dos direitos desses estudantes. A pesquisa foi realizada por meio do levantamento bibliográfico e documental, seguida de coleta de dados através de uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com 14 assistentes sociais da rede municipal de ensino regular de João Pessoa-PB, ocorrida no período de maio a junho de 2019. Em seguida, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo e fundamentou-se no materialismo histórico dialético como método de pesquisa, visando perceber a realidade e suas facetas, desvelando a aparência e buscando a essência do objeto de estudo. Através da análise dos dados da pesquisa, observou-se que: a inclusão dos estudantes com deficiência avançou, mas não acontece como preconiza a legislação e os estudiosos sobre o tema; esses estudantes têm o acesso à escola garantido por lei, já a sua permanência apresenta entraves relacionados à acessibilidade, profissionais despreparados e falta de projetos específicos voltados à temática da deficiência; os estudantes estão sendo cada vez mais respeitados e aceitos pela maior parte das pessoas que compõem a comunidade escolar; os pais e/ou responsáveis estão em processo de aceitação em relação à deficiência dos filhos; há predominância da atuação do Serviço Social junto aos pais e/ou responsáveis dos alunos. Um dos principais problemas que as assistentes sociais enfrentam é a inconstância na rede de serviços municipal, dificultando o andamento dos encaminhamentos; sugestões para a SEDEC referente à melhoria da realidade dos estudantes com deficiência nas escolas da rede. Com relação especificamente aos principais mecanismos do Serviço Social na viabilização dos direitos desses estudantes percebeu-se que as entrevistadas intervêm através de encaminhamentos, parceria entre escola e família e articulação com as redes de serviços, correspondendo às atribuições e parâmetros éticos da profissão. Conclui-se que apesar das contradições inerentes ao sistema capitalista, a inclusão desse segmento na sociedade é necessária para que participem dos espaços e serviços com mais autonomia e respeito.
Abstract: No abstract
RESUMEN Históricamente, las personas con discapacidad han experimentado procesos de segregación y exclusión social. Desde la asistencia, pasando por la movilización hasta la conquista de derechos y el ejercicio de la ciudadanía. Esta disertación de máster en Trabajo Social propone como objetivo general el análisis de la realidad de los estudiantes con discapacidad en las escuelas municipales de João Pessoa-PB, desde la perspectiva del Trabajo Social en el campo educativo. Los objetivos específicos tienen como objetivo analizar el perfil de los estudiantes con discapacidad en estas escuelas; el proceso de inclusión social de estos estudiantes en las escuelas regulares, considerando las condiciones de acceso y permanencia a la educación; acciones escolares dirigidas a estudiantes con discapacidad; conocer los principales mecanismos del Trabajo Social para permitir el derecho a la educación de los estudiantes con discapacidad; conocer y analizar los principales problemas que enfrenta el Trabajo Social para hacer viables los derechos de estos estudiantes. La investigación se llevó a cabo mediante una investigación bibliográfica y documental, seguida de la recopilación de datos a través de una encuesta de campo con entrevistas semiestructuradas con 14 trabajadores sociales del sistema escolar municipal de João Pessoa-PB, que tuvo lugar de mayo a junio. 2019. Luego, se utilizó la técnica de análisis de contenido y basado en el materialismo histórico dialéctico como método de investigación, con el objetivo de percibir la realidad y sus facetas, develar la apariencia y buscar la esencia del objeto de estudio. A través del análisis de los datos de la investigación, se observó que: la inclusión de estudiantes con discapacidades ha avanzado, pero no sucede según lo recomendado por la legislación y los académicos sobre el tema; estos estudiantes tienen acceso a la escuela garantizado por la ley, todavía que su permanencia presenta barreras relacionadas con la accesibilidad, profesionales no preparados, falta de proyectos específicos centrados en el tema de la discapacidad; la mayoría de las personas que conforman la comunidad escolar respetan y aceptan cada vez más a los estudiantes; los padres y / o tutores están en proceso de aceptar la discapacidad de sus hijos; hay un predominio de actividades de Trabajo Social con los padres y / o tutores de los estudiantes; Uno de los principales problemas que enfrentan los trabajadores sociales es la inconsistencia en la red de servicios municipales, lo que dificulta el progreso de las referencias; sugerencias a SEDEC con respecto a la mejora de la realidad de los estudiantes con discapacidades en las escuelas de la red. Con respecto específicamente a los principales mecanismos de Trabajo Social para hacer viables los derechos de estos estudiantes, se observó que los entrevistados intervienen a través de referencias, asociación entre la escuela y la familia y la articulación con las redes de servicios, correspondientes a los deberes y parámetros éticos de la profesión. Se concluyó que a pesar de las contradicciones inherentes al sistema capitalista, la inclusión de este segmento en la sociedad es necesaria para que puedan participar en espacios y servicios con más autonomía y respeto.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Escola pública
Serviço social
Persona con discapacidad
Escuela pública
Trabajo social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18359
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FábiaHalanaFonsecaRodriguesPita_Dissert.pdf4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons