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metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão do deficiente visual na educação: um estudo nas escolas municipais de João Pessoa - PB
metadata.dc.creator: SANTOS, André Louis Carvalho dos
metadata.dc.contributor.advisor1: ACCO, Marco Antônio de Castilhos
metadata.dc.contributor.referee1: MOREIRA, Juliana Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: FARIA, Maurício Sardá de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou analisar a forma como a prefeitura de João Pessoa – PB e às escolas da rede municipal de ensino tratam a questão da inclusão educacional do aluno deficiente visual, e de que forma isto contribui para a possibilidade de uma independência física e intelectual, ou seja, maior acessibilidade aos serviços disponíveis desta parcela de atores sociais. A pesquisa possui caráter exploratório descritivo, com uma abordagem qualitativa, tendo como propósito ampliar o conhecimento sobre a inclusão da pessoa deficiente visual na educação das escolas municipais de João Pessoa – PB e o debate teórico-normativo relacionado ao tema. Para tanto, se fez uso das contribuições de autores e legislações que tratam da temática abordada. Como técnica de coleta, utilizou-se a entrevista, com base em questionário semiestruturado, com questões geradas pelo próprio pesquisador. Os resultados apontam informações relevantes sobre a inclusão da pessoa com deficiência visual e sua relação psicossocial, ou seja, apresenta elementos na busca pela superação de barreiras enfrentadas por esses indivíduos em virtude do tratamento emitido pela sociedade, geralmente por meio discriminatório. Desse modo, a pesquisa contribuiu para a academia, por meio da disponibilização da literatura apresentada, e especialmente para a administração pública, uma vez que permite reflexões por parte dos gestores e a sociedade em relação à inclusão plena dessas pessoas com deficiência visual, seja em instituições particulares ou públicas, campo de estudo desta pesquisa, no intuito de melhorar substancialmente os respectivos modelos e práticas de gestão a partir de novas políticas públicas.
Abstract: This study aimed to examine how the city of João Pessoa - PB and schools of teaching municipal address the issue of the educational inclusion of visually impaired students and how this contributes to the possibility of a physical and intellectual independence, ie , greater accessibility of this part of stakeholders. The research has descriptive exploratory study with a qualitative approach, with the purpose to increase knowledge about the inclusion of visually impaired people in education in João Pessoa - PB and the theoretical-legal debate related to the theme. Therefore, it made use of the contributions of authors and legislation dealing with the theme. As collection technique was used to interview, based on semi-structured questionnaire with questions generated by the researcher. The results show relevant information about the inclusion of people with visual impairment and their psychosocial relationship, ie , presents elements in the search for overcoming barriers faced by these individuals by the processing issued by the company, often through discriminatory. Thus, the research contributed to the gym, through the availability of the literature presented, and especially for public administration, since it allows reflections of managers and society in relation to the full inclusion of people with visual disabilities, whether at private or public institutions, field of study of this research in order to substantially improve their models and management practices from new public policies.
Keywords: INCLUSÃO ESCOLAR
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DEFICIÊNCIA VISUAL
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1839
Issue Date: 7-Nov-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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