Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18390
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição da transmídia storytelling no desenvolvimento da leitura proficiente das crianças em processo de alfabetização
Autor(es): Alves, Lúcia de Fátima
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
Resumo: Promover aprendizados significativos e estimulantes tornou-se condição sine qua non para toda e qualquer instituição escolar, em qualquer nível e modalidade acadêmica, tendo em vista a atual conjuntura social que exige uma formação holística do sujeito para enfrentamentos das diversas situações em convívio coletivo. Diante dessa evidente prerrogativa, a base formativa deve ser a maior preocupação dos que abraçam a missão de ensinar, sendo a alfabetização a fase crucial, o alicerce do qual todos outros ensinamentos irão fluir e se sustentar. O processo de alfabetização inclui o ler e o escrever que se traduz nas duas formas de se comunicar no mundo. É na escola que essa aprendizagem toma corpo e se realiza, ou deveria se realizar, alinhada com os anseios e perspectivas sociais que hora vigora. Ocorre que, tanto a leitura quanto a escrita que se praticam nas atuais relações e interações sociais estabelecidas no contexto de hipermídias, hipertextos e ciberespaços, parecem não estabelecer conexão com o que se ensina nas instituições escolares, principalmente nas escolas públicas. No que se refere à leitura essa arritmia se intensifica, pois o número de crianças que saem do ciclo de alfabetização sem saber ler é sempre maior do que as que sabem. De acordo com os dados da última Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA (2018), sobre proficiência em leitura, o Brasil reflete uma insuficiência na ordem dos 54,73%, o que nos levou ao nosso principal questionamento: que procedimentos e estratégias as escolas públicas brasileiras têm utilizado para desenvolver a leitura proficiente dos alunos em processo de alfabetização? Nesse sentido, procedemos nossa proposta de projeto com base nos multiletramentos, numa perspectiva sociointeracionista, que teve como objetivo desenvolver a leitura proficiente dos alunos, em turma do 2º ano inicial do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada no município de Bayeux. Para isso, recorremos à contação de histórias (narrativas curtas), de quatro livros paradidáticos digitalizados, utilizando-se da ferramenta proposta pela Narrativa Transmídia ou Transmídia Storytelling. Tal ferramenta consiste na arte de contar histórias com uso de várias mídias, em que cada uma contribua para o sentido do todo. Para tanto, nos valemos de referenciais teóricos como: o princípio proposto por Jenkins (2009), em seus estudos sobre a cultura da convergência em que, entre outros, aborda o modo como encaramos a comunicação e as mídias; as contribuições de Marcuschi (2010), nos estudos sobre oralidade e letramento; as propostas de Gabriel (2013), sobre educação hipermídia e transmídia; Santaella (2014) e a formação do leitor; os pressupostos teórico de Soares (2018), sobre alfabetização; os estudos científicos de Dehaene (2012), sobre os neurônios da leitura, entre outros, que colaboraram substancialmente para o desenvolvimento de nossa proposta. Da aplicação deste estudo sucederam muitos aprendizados, que foram além das nossas expectativas. Os resultados observados, a cada etapa transcorrida, contribuíram e estimularam novas habilidades comunicativas efetivas, traduzidas nas ações de oralidade e de leitura. Ao realizar a contação, utilizando as proposições da Transmídia Storytelling, os alunos participantes mobilizaram conhecimentos e habilidades outrora adquiridos e que se fizeram úteis na ampliação da história contada. Assim procedendo, foi visível o envolvimento na direção de uma prática leitora realmente proficiente. Os sentidos iam sendo construídos e, a cada construção, novos sentidos iam surgindo, num processo inacabado e de contínuo potencial imagético.
Abstract: Promoting significant and stimulating learning has become a sine qua non condition for any and all school institutions, at any level and academic modality, in view of the current social conjuncture that requires a holistic formation of the subject to cope with the various situations in collective coexistence. Given this evident prerogative, the formative basis should be the greatest concern of those who embrace the mission of teaching, with literacy being the crucial phase, the foundation from which all other teachings will flow and sustain himself or herself. The literacy process includes reading and writing, which translates into the two ways of communicating in the world. It is at school that this learning takes shape and takes place, or should take place in line with the social expectations and expectations that prevail. It turns out that both reading and writing, which is practiced in the current relationships and social interactions, established in the context of hypermedia, hypertexts and cyberspaces, does not seem to establish connection with what is taught in school institutions, especially in public schools. With regard to reading, this arrhythmia intensifies, because the number of children who leave the literacy cycle without knowing how to read is always higher than those who know. According to the data of the last ANA (2018) on reading proficiency, Brazil reflects a shortfall in the order of 54.73%. What led us to our main question: what procedures and strategies have Brazilian public schools used to develop proficient reading of students in the process of literacy? In this sense, we proceeded our project proposal based on the multiletramentos, from a socio-interactionist perspective, which aimed to develop the proficient reading of the students, in a class of the initial 2nd year of elementary school, of a municipal school located in the municipality of Bayeux. For this, we resort to storytelling (short narratives), of four digital paradidiatic books, using the tool proposed by Narrative Transmedia or Transmedia Storytelling. This tool consists of the art of storytelling using various media, in which each contributes to the sense of the whole. Therefore, in the valley of theoretical references as: the principle proposed by Jenkins (2009), in his studies on the culture of convergence in which, among others, he approaches the way we view communication and media; Marcuschi (2010) contributions in studies on orality and literacy; Gabriel's (2013) proposals on hypermedia and transmedia education; Santaella (2014) and reader training; Soares (2018) theoretical assumptions on literacy; the scientific studies of Dehaene (2012) about reading neurons, among others, which contributed substantially to the development of our proposal. From the application of this study followed many learnings, which went beyond our expectations. The results observed at each stage, contributed and stimulated new effective communicative skills, translated into orality and reading actions. When performing the counting, using the propositions of Transmedia Storytelling, the participating students mobilized knowledge and skills that were once acquired and that were useful in the expansion of the story told. Thus, it was visible the involvement in the direction of a really proficient reading practice. The senses were built and at each construction new senses were emerging, in an unfinished process and continuous imagery potential.
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura
Contação
Transmídia Storytelling
Literacy
Reading
Count
Transmedia Storytelling
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18390
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lúcia de Fátima Alves_Dissertação.pdf6,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons