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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18424
Tipo: | Dissertação |
Título: | Adaptações dos contos clássicos infantis: contribuições para uma representatividade negra |
Autor(es): | Santos , Rosilânea Niedja Soares Costa dos |
Primeiro Orientador: | Marques, Moama Lorena Lacerda |
Resumo: | A presente dissertação teve por finalidade apresentar um trabalho de leitura literária em uma sala de aula do quinto ano, em uma escola municipal de João Pessoa, situada em um território quilombola na mesma cidade. Elegemos adaptações livrescas dos contos clássicos infantis para conduzir as ações interventivas, pois acreditamos que esses textos breves podem contribuir significativamente para a formação de um leitor mais reflexivo e crítico. As escolhas dos títulos das adaptações não foram aleatórias, os personagens que compõem essas obras carregam em si uma representação identitária negra muito forte. Os aspectos relativos ao autorreconhecimento identitário e à condição da escola, que se encontra em uma comunidade remanescente de quilombo e ainda tem constituído, em sua maioria, um corpo estudantil formado por negros e pardos, reafirmaram o desejo de fomentar nesses sujeitos reflexões e impressões acerca da identidade, aceitação e superação dos desafios impostos pelo racismo. Pretendemos, por meio do letramento literário, despertar o gosto e o prazer pela leitura, imprimindo a visão de que ler é ferramenta de mudança, interações sociais e ampliação de horizontes. O trabalho, em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa-ação. A intervenção ocorreu por meio de oficinas temáticas amparadas na sequência básica de Cosson (2014). Analisando três adaptações de contos de fadas clássicos: A princesa e a ervilha (2016), de Rachel Isadora, Rapunzel e o Quibungo (2015), e Cinderela e Chico Rei (2015), ambos de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, observando as possíveis contribuições que essas obras proporcionam para uma autoafirmação negra. Nossas análises foram pautadas em discussões de Candido (1995), Coelho (2012), Colomer (2003), Cosson (2014), Cuti (2010), Hall (2015), Zilberman (2012) e outros que interessaram a nossa proposta. |
Abstract: | This research aims at focusing on literary reading in a classroom of the fifth year in a municipal school in João Pessoa, located in a quilombola territory in the same city. We have chosen book adaptations of classic children's stories so as to conduct interventional actions, once we believe that these short texts can significantly contribute to a more reflective and critical reader formation. The choices concerning the adaptations were not randomly made, and the characters carry a very strong black identity representation. Aspects related to identity self-recognition and the school condition, which is in a quilombola community and has still constituted, in its majority, a student body formed by blacks and browns, reaffirmed the desire to foster reflections and impressions about identity, acceptance and overcoming of challenges imposed by racism. We intend, by means of literary literacy, to awaken the taste and pleasure for reading, impressing the vision that reading is a tool for change, for social interactions and for broadening horizons. As to the methodologial aspect, this work is characterized as an action research. The intervention took place by means of thematic workshops supported by the basic sequence of Cosson (2014). For doing so, we analyzed three adaptations of classic fairy tales: A princesa e a ervilha (2016), Rapunzel e o Quibungo (2015), and Cinderela e Chico Rei (2015), focusing on the possible contributions that these works are providing for a black self-affirmation. Our analyzis are based on discussions as we consider Candido (1995), Coelho (2012), Colomer (2003), Cosson (2014), Cuti (2010), Hall (2015), Zilberman (2012) and others that interest our proposal. |
Palavras-chave: | Educação Básica Letramento Literário Conto Adaptações Personagens negros Basic Education Literary Literacy Tale Adaptations Black characters |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18424 |
Data do documento: | 21-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
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