Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Katiusca Lamara dos Santos-
dc.date.accessioned2020-11-12T22:31:33Z-
dc.date.available2020-07-20-
dc.date.available2020-11-12T22:31:33Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18433-
dc.description.abstractMarcos Suzano is a percussionist, known for his performance with the tambourine. With his innovative technique, he inserted the instrument into various national and international musical contexts. Using technological resources, he developed his own style of playing, and has influenced new tambourine players, expanding the musical contexts in which the tambourine can be inserted. The tambourine is an instrument widely used in Brazil in national genres like samba, choro and others. To carry out this research a survey of literature served to define the concepts and epistemological bases of the work. The theoretical framework was defined using the concepts of ethnomusicology, musicology and sociology. To gather information we carried out field research through interviews and participant observation. Furthermore, audio and video records were used to understand the elements of Marcos Suzano’s performances. After categorizing and analyzing the data, we developed an analytical description of the aspects that characterize the construction process of music making of Marcos Suzano, his interaction with musicians and musical groups; and his influence on the formation of new tambourine players. Furthermore, this study highlights aspects related to the historical and organological significance of the tambourine, and its function within Brazilian popular music.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-12T03:50:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KatiuscaLamaraDosSantosBarbosa_Dissert.pdf: 1560456 bytes, checksum: 022f9aff4a84bfdcf721f1387781bb6d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-12T22:31:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KatiuscaLamaraDosSantosBarbosa_Dissert.pdf: 1560456 bytes, checksum: 022f9aff4a84bfdcf721f1387781bb6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-12T22:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KatiuscaLamaraDosSantosBarbosa_Dissert.pdf: 1560456 bytes, checksum: 022f9aff4a84bfdcf721f1387781bb6d (MD5) Previous issue date: 2020-04-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarcos Suzanopt_BR
dc.subjectPandeiro brasileiropt_BR
dc.subjectPercussão e tecnologiapt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectBrazilian tambourinept_BR
dc.subjectPercussion and technologypt_BR
dc.subjectMusical performancept_BR
dc.titleMarcos Suzano: inovações técnicas, tecnológicas e influências na performance do pandeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eurides de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945222017075398pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539292038055318pt_BR
dc.description.resumoMarcos Suzano é um músico percussionista conhecido internacionalmente no meio musical por sua performance com o pandeiro. Com sua técnica inovadora, inseriu o instrumento em contextos musicais diversos do cenário nacional e internacional. Utilizando os recursos tecnológicos, desenvolveu um estilo próprio de tocar e tem influenciado novos pandeiristas, ampliando os contextos musicais em que o instrumento pode ser inserido. O pandeiro é um instrumento muito utilizado no Brasil e seu uso está diretamente ligado às manifestações e músicas nacionais, em gêneros como o samba, o choro, entre outros. Para desenvolver a pesquisa foi essencial um levantamento bibliográfico que serviu para definir os conceitos e bases epistemológicas do trabalho. O referencial teórico foi construído através dos conceitos da etnomusicologia (Béhague, 1984), musicologia e sociologia (Becker, 1977; Bourdier, 1983). Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas e observação participante, registros de áudio e vídeo. Essas ferramentas auxiliaram na compreensão dos elementos contidos na performance de Marcos Suzano. A partir da categorização e análise dos dados, foi feita uma descrição analítica dos aspectos que caracterizam o processo de construção do fazer musical de Marcos Suzano, sua interação com músicos e grupos musicais. O presente trabalho também destacou aspectos relacionados à dimensão histórica e organológica do pandeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KatiuscaLamaraDosSantosBarbosa_Dissert.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons