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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18436
Tipo: | Dissertação |
Título: | Criação de narrativas mediadas pelo RPG solo: contributo para o desenvolvimento da competência escritora de alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Ulissivaldo Caetano Costa da |
Primeiro Orientador: | Sales, Laurênia Souto |
Primeiro Coorientador: | Nicolau, Roseane Batista Feitosa |
Resumo: | Observamos muitos projetos lúdicos na área de produção textual sendo desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contudo o mesmo não acontece nos anos finais. O trabalho com a produção textual, em sala de aula, muitas vezes tem tornado o aluno um mero reprodutor mecânico de textos acabados e prontos meramente para receberem uma nota. A produção escrita deve ser um processo em constante construção, assim, o uso de ferramentas didático-pedagógicas pode servir como instrumentos para uma escrita criativa, colaborativa e com uma boa elaboração e progressão textual. Nessa perspectiva, a presente dissertação, propõe atividades de produção textual mediadas pelo uso da ferramenta didático-pedagógica os jogos de RolePlaying Game (RPG), na modalidade RPG Solo ou Aventura Solo. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento da competência escritora dos alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental II, com ênfase em uma escrita criativa e na progressão textual, de forma mais específica a coesão e coerência, a partir da aplicação do jogo RPG Solo, como ferramenta didático-pedagógica na construção de narrativas. Em termos metodológicos, trata-se de um trabalho qualitativo, mais especificamente, uma pesquisa-ação, por meio de um projeto de intervenção e participante com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para o referencial teórico acerca da escrita na sala de aula, tivemos a contribuição de Antunes (2009 - 2018), Geraldi (2003 - 2011), Fernbach (2006), Guedes (2003) e Menegassi (2011) e, ao gênero demos atenção às palavras de Bakhtin (1997 - 1999) e Marcuschi (2008). Para fundamentarmos a escrita criativa, nos auxiliaram os estudos de Brougère (1998), Carvalho (2003), Marcatto (2004), Picolo (2011), Cortelazzo (2012), entre outros. Por fim, o RPG Solo foi estudado sob as perspectivas de Pavão (2000 - 2004), Rios (2004), Rodrigues (2004), Schmit (2008), Riysis (2004), Gomes (2009) e Nicolau (2011), entre outros, com seus estudos sobre o RPG como ferramenta didático-pedagógica. Por fim, como resultados dessa intervenção podemos evidenciar a importância do trabalho de escrita e reescrita a partir do RPG Solo como uma nova possibilidade às atividades de produção textual. E, dessa maneira, o aluno torna-se criador de seu próprio texto de forma crítica e, o professor passa a observar com mais sensibilidade para as necessidades de seu discentes. |
Abstract: | We observed many ludic projects in the area of textual production being developed in the years begin of the Fundamental Teaching, however the same doesn't happen in the final years. The work with the textual production, in classroom, a lot of times it has become the student a mere mechanical reproducer of finished texts and ready merely for us to receive a note. The production writing should be a process in constant construction, like this, the use of didactic-pedagogic tools can serve as instruments for a creative writing, collaborative and with a good elaboration and textual progression. In that perspective, to present dissertation, it proposes activities of textual production mediated using of the didactic-pedagogic tool RolePlaying Game's games (RPG), in the modality RPG Solo or Solo Adventure. Our objective is to contribute for the 8th year-old students', of the Fundamental Teaching competence writer's development II, with emphasis in a creative writing and in the textual progression, in a more specific way the cohesion and coherence, starting from the application of the game RPG Solo, as didactic-pedagogic tool in the construction of narratives. In methodological terms, it is treated of a qualitative work, more specifically, a research-action, through an intervention project and participant with students of the 8th year of the Fundamental Teaching of a public school. For the theoretical reference about the writing in the classroom, we had Antunes' (2009 - 2018) contribution, Geraldi (2003 - 2011), Fernbach (2006), Guedes (2003) and Menegassi (2011) and, to the gender we gave attention to the words of Bakhtin (1997 - 1999) and Marcuschi (2008). For us to ground creative writing, they aided us the studies of Brougère (1998), Carvalho (2003), Marcatto (2004), Picolo (2011), Cortelazzo (2012), among others. Finally, RPG Solo was studied under the perspectives of Peacock (2000 - 2004), Rivers (2004), Rodrigues (2004), Schmit (2008), Riysis (2004), Gomes (2009) and Nicolau (2011), among other, with their studies on RPG as didactic-pedagogic tool. Finally, as results of that intervention we can evidence the importance of the writing work and rewritten work starting from RPG Solo as a new possibility to the activities of textual production. And, of that it sorts things out, the student becomes creator of your own text in a critical way and, the teacher starts to observe with more sensibility for the needs of your students. |
Palavras-chave: | Produção Textual Escrita Criativa Narrativas RPG Solo Textual Production Creative Writing Narrative RPG Solo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18436 |
Data do documento: | 27-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
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