Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Edvirgens Morais de Medeiros-
dc.date.accessioned2020-11-18T17:12:22Z-
dc.date.available2020-04-30-
dc.date.available2020-11-18T17:12:22Z-
dc.date.issued2020-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18443-
dc.description.abstractWith the objective of investigating the importance of developing phonological awareness of students in the teaching process of writing learning, the theme of this study was defined - Phonological processes in the spelling of students in the 6th year of elementary school - Final Years. The interest in developing this research theme arose from concerns about the difficulties in working with spelling in the classroom, with regard to the teaching of the standard Portuguese language at school. Starting from the problem that involves teaching spelling learning, the methodology of action research was adopted, as a training and professional learning strategy capable of making teaching practice more critical and coherent in the search for its necessary transformation. Through the Intervention Project, sequenced pedagogical mediations were carried out, supported by the postulates of theorists in the field of Phonetics, Phonology and Grammar such as Bechara (2004), Bisol (2014), Callou and Leite (2005), Cagliari (2002), Cristófaro (2003), Da Hora (2017), Lemle (1991), Silva (2007), among others, who contributed to theorizing about the topic under study and analyzing the collected data. With the obtained result, it was concluded that the orthographic problems present in the writing of these students were influenced by the phonological processes of erasure, assimilation, hypersegmentation, monotongation, vocalization, diphthongation, hyperbibasm (systole and diastole) - whose occurrences, after classes and activities focused on the development of phonological awareness, decreased in relation to the initial diagnosis, revealing the importance of the teaching gaze for the influence of speech in writing and its intervention focused on phonological processes, in order to make progress in the learning of spelling.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2020-11-18T17:12:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Edvirgens Morais de Medeiros Duarte_Dissertação.pdf: 9480087 bytes, checksum: 9980d330d2753b3d8e2ab0143534f99b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-18T17:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Edvirgens Morais de Medeiros Duarte_Dissertação.pdf: 9480087 bytes, checksum: 9980d330d2753b3d8e2ab0143534f99b (MD5) Previous issue date: 2020-02-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectConsciência Fonológicapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Gramáticapt_BR
dc.subjectPhoneticspt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.subjectGrammar teachingpt_BR
dc.titleA influência dos processos fonológicos na ortografização de alunos do 6º ano do ensino fundamental – anos finaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sônia Maria Cândido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071576914534944pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 18/11/2020pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de investigar a importância do desenvolvimento da consciência fonológica do alunado no processo de ensino aprendizagem da escrita, delimitou-se como tema desse estudo - Os processos fonológicos na ortografização de alunos do 6º Ano do ensino Fundamental – Anos Finais. O interesse em desenvolver este tema de pesquisa decorreu de inquietações a respeito das dificuldades em se trabalhar com a ortografia em sala de aula, no tocante ao ensino da Língua Portuguesa padrão na escola. Partindo-se da problemática que envolve o ensino aprendizagem da ortografia, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação, como uma estratégia de formação e de aprendizagem profissional capaz de tornar a prática docente mais crítica e coerente na busca de sua necessária transformação. Por meio do Projeto de Intervenção, foram realizadas mediações pedagógicas sequenciadas, respaldadas pelos postulados de teóricos da área da Fonética, Fonologia e Gramática como Bechara (2004), Bisol (2014), Bortoni-Ricardo (2008), Callou e Leite (2005), Cagliari (2002), Cristófaro (2003), Da Hora (2017), Lemle (1991), Silva (2007), entre outros, que contribuíram para com a teorização sobre o tema em estudo e a análise dos dados coletados. Com o resultado obtido, concluiu-se que os problemas ortográficos presentes na escrita desses alunos foram influenciados pelos processos fonológicos de apagamento, assimilação, hipersegmentação, monotongação, vocalização, ditongação, hiperbibasmo (sístole e diástole) – cujas ocorrências, depois das aulas e atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica, diminuíram em relação ao quadro diagnóstico inicial, revelando a importância do olhar docente para a influência da fala na escrita e a sua intervenção focada nos processos fonológicos, a fim de que haja avanço na aprendizagem da ortografização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edvirgens Morais de Medeiros Duarte_Dissertação.pdf9,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons