Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Hosana Ribeiro da-
dc.date.accessioned2020-11-18T17:17:13Z-
dc.date.available2020-04-24-
dc.date.available2020-11-18T17:17:13Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18444-
dc.description.abstractGlobalization and contemporary technological advances have been promoting social transformations, allowing a break with historically imposed concepts and a reconstruction of identities. There is a relationship between our discourses, regimes of truths in which they are inserted and our identity constitution; therefore, it is through discourse that people constitute their identities. In this context, this work proposal has as its theme the identity discursive constitution of YAE students. We asked how YAE students position themselves discursively, in sectors of society (school and work), when (re) constituting their identities and assuming their social roles in the fluid and (un)certain world? The research group is a municipal school located in the city of Goiana - PE. And, the main goal is outlined: to analyze how students of Youth and Adult Education position themselves discursively, in sectors of society, when (re) constituting their identities and reproducing their social roles in the fluid and (un) certain world. The work is inscribed in the field of Applied Linguistics and it’s also based on Foucaultian theories and notions of French Discourse Analysis (DA), such as, discourse, interdiscourse and discursive training, in addition to addressing theoretical social issues. From a qualitative and interpretative nature, we adopted conversation rounds and interviews as methodological procedures. It also presents actions that carry out an intervention proposal in pedagogical workshops, which detect public or student meanings about reflections on the functions that society exercises and contribute to (re) constituting themselves as individuals known for their rights. The implementation of this work proposal signals positive movements in the discursive approach of the research subjects, so that these amplifiers become meaninglessly aware of their contributions to the country's social development process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2020-11-18T17:17:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Maria Hosana Ribeiro da SIlva_Dissertação.pdf: 1197450 bytes, checksum: b4ba02d01b063352db6477e21afc42de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-18T17:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Maria Hosana Ribeiro da SIlva_Dissertação.pdf: 1197450 bytes, checksum: b4ba02d01b063352db6477e21afc42de (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscentes da EJApt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectDiscursividadespt_BR
dc.subjectContextos sociaispt_BR
dc.subjectStudents of EJApt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectDiscursivitiespt_BR
dc.subjectScenariopt_BR
dc.titleA constituição discursiva identitária de discentes da eja face às (in) certezas de seu cotidianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marluce Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5316592355437301pt_BR
dc.description.resumoA globalização e os avanços tecnológicos contemporâneos estão promovendo transformações sociais, possibilitando a quebra de concepções historicamente impostas e a reconstrução de identidades. Há uma estreita relação entre nossos discursos, os regimes de verdades nos quais estão inseridos e a nossa constituição identitária. É pelo discurso que o homem se constitui identitariamente. Nesse panorama, esta proposta de trabalho traz como temática a constituição discursiva identitária de discentes da EJA. Indagamos: como os alunos da EJA se posicionam discursivamente, em determinados setores da sociedade (escola e trabalho), ao (re)constituírem suas identidades e assumirem seus papeis sociais em mundo fluído e (in)certo? O lócus de pesquisa é um escola municipal localizada na cidade de Goiana - PE. E, delineia-se como objetivo principal: analisar como os alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam discursivamente, em determinados setores da sociedade, ao (re)constituírem suas identidades e assumirem seus papeis sociais em mundo fluído e (in)certo. O trabalho se inscreve no campo da Linguística Aplicada e se apoia em teorizações foucaultianas e em noções da Análise do Discurso Francesa (AD), tais como: discurso, interdiscurso e formação discursiva, além de abordar teóricos sociais. De natureza qualitativa e interpretativista, adotam-se como procedimentos metodológicos rodas de conversa e entrevistas. Apresentam-se, também, ações que constituem uma proposta de intervenção baseada em oficinas pedagógicas, cujos sentidos municiem os discentes a reflexões sobre a relevância das funções que exercem na sociedade e contribuam para que se (re)constituam como sujeitos conhecedores de seus direitos. A implementação desta proposta de trabalho sinalizou movências positivas na postura discursiva identitárias dos sujeitos da pesquisa, de forma que estes ampliaram sua percepção de contribuinte no processo do desenvolvimento social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Hosana Ribeiro da SIlva_Dissertação.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons