Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18444
Tipo: Dissertação
Título: A constituição discursiva identitária de discentes da eja face às (in) certezas de seu cotidiano
Autor(es): Silva, Maria Hosana Ribeiro da
Primeiro Orientador: Silva, Marluce Pereira da
Resumo: A globalização e os avanços tecnológicos contemporâneos estão promovendo transformações sociais, possibilitando a quebra de concepções historicamente impostas e a reconstrução de identidades. Há uma estreita relação entre nossos discursos, os regimes de verdades nos quais estão inseridos e a nossa constituição identitária. É pelo discurso que o homem se constitui identitariamente. Nesse panorama, esta proposta de trabalho traz como temática a constituição discursiva identitária de discentes da EJA. Indagamos: como os alunos da EJA se posicionam discursivamente, em determinados setores da sociedade (escola e trabalho), ao (re)constituírem suas identidades e assumirem seus papeis sociais em mundo fluído e (in)certo? O lócus de pesquisa é um escola municipal localizada na cidade de Goiana - PE. E, delineia-se como objetivo principal: analisar como os alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam discursivamente, em determinados setores da sociedade, ao (re)constituírem suas identidades e assumirem seus papeis sociais em mundo fluído e (in)certo. O trabalho se inscreve no campo da Linguística Aplicada e se apoia em teorizações foucaultianas e em noções da Análise do Discurso Francesa (AD), tais como: discurso, interdiscurso e formação discursiva, além de abordar teóricos sociais. De natureza qualitativa e interpretativista, adotam-se como procedimentos metodológicos rodas de conversa e entrevistas. Apresentam-se, também, ações que constituem uma proposta de intervenção baseada em oficinas pedagógicas, cujos sentidos municiem os discentes a reflexões sobre a relevância das funções que exercem na sociedade e contribuam para que se (re)constituam como sujeitos conhecedores de seus direitos. A implementação desta proposta de trabalho sinalizou movências positivas na postura discursiva identitárias dos sujeitos da pesquisa, de forma que estes ampliaram sua percepção de contribuinte no processo do desenvolvimento social.
Abstract: Globalization and contemporary technological advances have been promoting social transformations, allowing a break with historically imposed concepts and a reconstruction of identities. There is a relationship between our discourses, regimes of truths in which they are inserted and our identity constitution; therefore, it is through discourse that people constitute their identities. In this context, this work proposal has as its theme the identity discursive constitution of YAE students. We asked how YAE students position themselves discursively, in sectors of society (school and work), when (re) constituting their identities and assuming their social roles in the fluid and (un)certain world? The research group is a municipal school located in the city of Goiana - PE. And, the main goal is outlined: to analyze how students of Youth and Adult Education position themselves discursively, in sectors of society, when (re) constituting their identities and reproducing their social roles in the fluid and (un) certain world. The work is inscribed in the field of Applied Linguistics and it’s also based on Foucaultian theories and notions of French Discourse Analysis (DA), such as, discourse, interdiscourse and discursive training, in addition to addressing theoretical social issues. From a qualitative and interpretative nature, we adopted conversation rounds and interviews as methodological procedures. It also presents actions that carry out an intervention proposal in pedagogical workshops, which detect public or student meanings about reflections on the functions that society exercises and contribute to (re) constituting themselves as individuals known for their rights. The implementation of this work proposal signals positive movements in the discursive approach of the research subjects, so that these amplifiers become meaninglessly aware of their contributions to the country's social development process.
Palavras-chave: Discentes da EJA
Identidades
Discursividades
Contextos sociais
Students of EJA
Identities
Discursivities
Scenario
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18444
Data do documento: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Hosana Ribeiro da SIlva_Dissertação.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons