Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1847
Tipo: | TCC |
Título: | Programa de intervenção em consciência fonológica: análise em crianças do ensino fundamental |
Autor(es): | Bezerril, Sandra Araújo |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | A relação entre a consciência fonológica e o processo inicial para a aquisição da leitura e posteriormente da escrita, tem sido tema de estudo no campo profissional e científico. Assim, a presente investigação trata de dois estudos, a saber: (I) Consciência fonológica e leitura: análise sistemática da literatura; (II) Análise do programa de intervenção em consciência fonológica. No primeiro estudo foi realizada análise sistemática de artigos sobre a consciência fonológica e sua relação com a leitura. Para isso, foram selecionados 24 artigos em português, dos bancos de dados Scielo e Lilacs, nos últimos 14 anos, com exceção dos anos 2002 e 2003. Os resultados evidenciaram forte relação entre a consciência fonológica e leitura. No segundo foi realizada uma pesquisa de campo, com a participação de 25 estudantes de 1o até o 2o ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram: TCLPP, THPL e atividades educativas. O objetivo foi avaliar escolares de 1o ano que apresentaram desempenho inferior em atividades fonológicas, propondo-se intensificar o uso de programa de intervenção fonológica no 2o ano, com a finalidade de sanar eou diminuir a dificuldade encontrada, facilitando a aquisição leitora. Os resultados revelaram um avanço significativo no desenvolvimento das habilidades avaliadas. Conclui-se que é importante delinear projetos de programa de intervenção em consciência fonológica visando desenvolver as habilidades que auxiliam a aprendizagem nas fases iniciais da aquisição da leitura e escrita. |
Abstract: | The relation between phonological awareness and the initial process for the acquisition of reading, and writing right after, has been subject of study in professional and scientific field. Therefore, the current research comes from two studies, namely: (I) Phonological awareness and reading: a systematic analysis of the literature; (II) intervention program analysis in phonological awareness. In the first study was conducted a systematic analysis of articles about phonological awareness and its relation with reading. For this, 24 articles of databases Scielo and Lilacs were selected in Portuguese in the last 14 years, except for 2002 and 2003. The results showed a strong relation between phonological awareness and reading. In the second one, a field research was conducted among 25 students from 1 st to the 2 nd year of elementary school. The instruments used were: TCLPP, THPL and educational activities. The objective was to evaluate students of 1 st year who had lower performance in phonological activities, proposing to intensify the use of phonological intervention program in the 2 nd year, in order to remedy and/or decrease the found difficulty to subserve the reader acquisition. The results revealed a significant advance in the development of valued skills. It concludes that it is important to outline intervention program projects in phonological awareness aiming to develop the skills, which support learning in the early stages of reading and writing acquisition. |
Palavras-chave: | Leitura Consciência fonológica Análise sistemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1847 |
Data do documento: | 6-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAB22062016 | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.