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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18475
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Stefany Thyene Albuquerque dos-
dc.date.accessioned2020-11-19T20:20:02Z-
dc.date.available2020-06-17-
dc.date.available2020-11-19T20:20:02Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18475-
dc.description.abstractThis work addressed the Mais Educação Program (PME) as a policy of social inclusion and its contributions to education in the municipality of Bayeux. The general objective of the research was to analyze the development of the Novo Mais Educação Program (PNME) and its contributions to education, and, as specific objectives, to identify the objectives of the program, to analyze the proposal presented and the practices developed in the school that we call X, and highlight the importance of the program for education. The children who were part of the program are mostly children who were and continue to be in conditions of social vulnerability and extreme poverty. We were able to see, with the research, the importance of the program for education, mainly due to the changes that happened in the school. Respondents reported that there was improvement in learning, improvement in motivation, more willingness to learn and improvement in cognitive development. It was also found that in the municipality of Bayeux in 2017, the period studied, there were a total of 27 schools served by the PME. We emphasize that the resources of the programs were approved in the previous year's budget, that is, in 2016, under the government of President Dilma Rousseff. In 2017, after the president's departure, Michel Temer assumed the presidency and approved the 2018 budget, when he reduced the program to just 12 schools with the number of 1,642 students. The amount received from the first installment (execution in five months) of the PNME 2018 resource was R $ 322,710.00. In 2019, the program was further reduced, with a maximum of 7 to 8 schools expected. Thus, we verify that, with the changes of government from PT (Partido dos Trabalhadores) to PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), and from the latter to PSL (Partido Social Liberal), the resources destined to finance the PNME are gradually decreasing. . And where are the children? Are they going back to the streets? Are they in child labor? In our experience, during a significant period, it was possible to notice an improvement in language learning, in the quality of life of the children and the damage caused by the discontinuity of the program was foundpt_BR
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Novo Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectNovo Mais Educação Programpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducação - políticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMais Educação - programapt_BR
dc.subjectBayeux - Paraíbapt_BR
dc.titleO direito à educação e o Programa Novo Mais Educação, no município de Bayeuxpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9277692853680053pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho abordou o Programa Mais Educação (PME) como uma política de inclusão social e suas contribuições para a educação no município de Bayeux. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento do Programa Novo Mais Educação (PNME) e as suas contribuições para a educação, e, como objetivos específicos, identificar os objetivos do programa, analisar a proposta apresentada e as práticas desenvolvidas na escola que denominamos de X, e evidenciar a importância do programa para a educação. As crianças que fizeram parte do programa são, em sua maioria, crianças que estavam e continuam em condições de vulnerabilidade social e pobreza extrema. Pudemos constatar, com a pesquisa, a importância do programa para a educação, principalmente devido às mudanças que aconteceram na escola. Os entrevistados informaram que houve melhoria na aprendizagem, melhoria na motivação, mais vontade de aprender e melhoria no desenvolvimento cognitivo. Também foi constatado que no município de Bayeux em 2017, período estudado, havia o total de 27 escolas atendidas pelo PME. Ressaltamos que os recursos dos programas foram aprovados no orçamento do ano anterior, ou seja, em 2016, no governo da presidenta Dilma Rousseff. Em 2017, depois do afastamento da presidenta, Michel Temer assumiu a presidência e aprovou o orçamento de 2018, quando reduziu o programa para apenas 12 escolas com o número de 1.642 alunos. O valor recebido da primeira parcela (execução em cinco meses) do recurso do PNME 2018 foi de R$ 322.710,00. Em 2019, o programa foi reduzido ainda mais, com uma previsão de 7 a 8 escolas no máximo. Assim, verificamos que, com as mudanças de governo do PT (Partido dos Trabalhadores) para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), e deste último para o PSL (Partido Social Liberal), os recursos destinados ao financiamento do PNME estão gradativamente diminuindo. E onde estão as crianças? Estão voltando para as ruas? Estão no trabalho infantil? Em nossa experiência, durante um período significativo, foi possível perceber a melhoria da aprendizagem da linguagem, da qualidade de vida das crianças e constatou-se o prejuízo causado pela descontinuidade do programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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