Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1849
metadata.dc.type: TCC
Title: A música como instrumento no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Santana, Sthéfane Rezende Mendonça de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Alberto
metadata.dc.description.resumo: A Educação infantil e a infância estão intrinsecamente ligadas, é nessa fase da vida onde ocorrem as mais diversas aprendizagens, este artigo irá abordar as contribuições da música no processo de ensino aprendizagem desde a mais tenra idade e sua repercursão no desenvolvimento humano. A pesquisa constitui-se de um levantamento bibliográfico sobre a História da Educação Infantil no Brasil, a História da Música e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Nesse percurso, fomos destacando o processo de ensino e aprendizagem como elementos constituites do desenvolvimento integral da criança. O ensino de Música desde a antiguidade é relacionada com a educação infantil e sua formação. Estudos científicos na atualidade comprovam a relação da Música com os diversos aspectos do desenvolvimento global dos seres humanos nos processos lógicos, sensório motores e emocionais. A Música é um elemento altamente incentivador, um fator de motivação e se destaca na educação como uma das linguagens da Arte e em alguns momentos da rotina diária como recurso didático de ensino e aprendizagem de forma lúdica, despertando o imaginário e abrindo as portas para novas aprendizagens.
Abstract: Child Education and childhood are intrinsically linked, it is at that stage of life where there are the most diverse learning, this article will address the music contributions in teaching and learning process from an early age and its repercussion in human development. The research consists of a literature on the history of early childhood education in Brazil, the music and his contributions to the development of children in this way, we were highlighting the process of teaching and learning as constituites elements of the child's overall development. The teaching of music from antiquity is related to children's education and their training. Scientific studies today show the relationship of music to the various aspects of globa development of human beings with the logical processes, sensory motor and emotional. Music is a highly encouraging element, a motivating factor and excels at teaching educaçrecurso teaching and learning through play, awakening the imagination and opening the door to learning.
Keywords: Música
Educação Infantil
Aprendizagem
Music
Early Childhood Education
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1849
Issue Date: 10-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SRMS27062016452,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.