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metadata.dc.type: TCC
Title: Balanced scorecard: os obstáculos para implementação como ferramenta de auxilio à gestão estratégica em um hotel
metadata.dc.creator: Lima, Guilherme Camilo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Callado, Aldo Leonardo Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Ionara Stefani Viana de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar os obstáculos de um hotel, quanto à implementação do Balanced Scorecard como ferramenta de auxílio à gestão estratégica. Foi desenvolvido um estudo de caso em um hotel localizado na cidade de João Pessoa - PB, realizado por meio de entrevistas estruturadas com os gestores da empresa e por meio de questionários aplicados aos funcionários e aos clientes. As entrevistas foram codificadas e categorizadas no software MAXQDA e os questionários em planilhas eletrônicas. Os resultados obtidos permitiram concluir que a empresa possui um modelo de gestão baseado nas perspectivas do BSC, podendo mensurá-las, porém não é utilizado uma única ferramenta para essa mensuração. A respeito do conhecimento dos gestores, ambos conheciam a ferramenta, por isso a empresa adota um modelo de gestão baseado no BSC, porém foi observado que mesma é pouco conhecida pelos demais líderes de equipe e funcionários. Verificou-se que a empresa adota estratégias de crescimento. Com relação aos funcionários, a maioria demonstrou estar satisfeito com a tarefa desempenhada e que a empresa tem investido em sua capacitação. Quanto à percepção dos clientes, a maioria demonstrou estar satisfeita com a qualidade dos serviços oferecidos e que, por esse motivo retornariam ao hotel. Quanto aos principais obstáculos para o mapeamento estratégico, foram considerados: a resistência dos funcionários à mudança e falta desoftwares capazes de suportar o BSC.
Abstract: This research aimed to investigate the obstacles of a hotel, regarding the implementation of the Balanced Scorecard as a tool to help strategic management. A case study was developed in a hotel located in the city of João Pessoa - PB, conducted through structured interviews with the company's managers and through questionnaires applied to clients and clients. As interviews were coded and categorized without MAXQDA software and questionnaires in spreadsheets. The obtained results allowed concluding that a company has a management model based on the perspectives of the BSC, being able to measure them, but a single tool for this measurement is not used. A respect for managers' knowledge, both knew a tool, so a company adopt a management model based on the BSC, although it has been noted that is little known by other team leaders and employees. It has been found that a company adopts growth strategies. With regard to employees, most have been satisfied with a task performed and the company has invested in their training. As for the perception of the clients, the majority has shown to be satisfied with a quality of the services offered and that, for that reason, to return to the hotel. The main obstacles to the strategic mapping were the following: employee resistance to change and lack of software to support the BSC.
Keywords: Planejamento estratégico
Gestão estratégica
Contabilidade gerencial
Balanced Scorecard
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1850
Issue Date: 22-May-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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