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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18503
Tipo: Dissertação
Título: Economia popular: o perfil de competências empreendedoras de pequenos comerciantes do São João de Campina Grande - PB
Autor(es): Velozo, Adrainne Pâmella Soares
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal identificar o perfil de Competências Empreendedoras de pequenos comerciantes do São João de Campina Grande – PB à luz da Economia Popular. Para obtenção dos dados, foi realizada a aplicação de entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, junto a vinte e nove pequenos comerciantes que trabalham no “Parque do Povo”, durante a festa de São João da referida cidade. Os discursos obtidos com a aplicação das entrevistas foram categorizados na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2007). As categorias e subcategorias do trabalho foram definidas aprioristicamente, sendo que as três categorias estabelecidas correspondem aos três objetivos específicos da pesquisa e as subcategorias correspondem às questões do roteiro de entrevista. Os resultados obtidos mostraram que os pesquisados, em média, trabalham no Parque do Povo há 17,65 anos e a maior parte deles possui apenas o Ensino Fundamental incompleto, tendo o gênero feminino apresentado mais anos de estudo. Os entrevistados trabalham com familiares, amigos e funcionários e se autodeclaram como trabalhadores autônomos. Associam o termo “gestão” à experiência prática, investimento, despesas, organização, funções e especificidades de suas atividades. Além da relevância histórica, a festa proporciona a muitos trabalhadores a oportunidade de ter ou aumentar uma renda (mesmo que sazonalmente) e ter visibilidade, o que proporciona a chance de expansão de seus negócios e manutenção de um empreendimento durante o ano todo. No que se refere aos conhecimentos necessários para a realização do trabalho, os resultados revelaram que esses são oriundos de experiências de trabalhos anteriores, experiência prática e de alguns casos empíricos. Por fim, a pesquisa mostrou que a maior parte dos pesquisados pertence a pelo menos uma das três associações vinculadas à festa e que essas associações buscam reivindicações coletivas em prol de objetivos comuns aos associados, possuindo estatuto e regimento interno.
Abstract: This dissertation had as main objective to identify the Entrepreneurial Skills profile of small traders from the São João Party from Campina Grande, Paraíba State of Brazil, under the Popular Economy perspective. To obtain the data, interviews were carried out, from a semi-structured script, junwith twenty-nine small traders working in the “Parque do Povo”, during the feast of São João of the mentioned city. The speeches obtained with the application of the interviews were categorized under the content analysis perspective (BARDIN,2007). The categories and subcategories of the work were defined a priori, being that the three established categories correspond to the three specific objectives of the research and the subcategories correspond to the questions of the interview script. The results obtained showed that those surveyed, on average, have been working at Parque do Povo for 17.65 years and most of them have only incomplete elementary education, the female gender having presented more years of study. Respondents work with family, friends and employees and declare themselves as selfemployed. They associate the term “management” with practical experience, investment, expenses, organization, functions and specifics of their activities. In addition to its historical relevance, the party provides many workers with the opportunity to earn or increase income (even seasonally) and have visibility, which gives you the chance to expand your business and maintain an enterprise throughout the year. Regarding the knowledge necessary to carry out the work, the results revealed that these come from previous work experiences, practical experience and some empirical cases. Finally, the survey showed that most respondents are part of at least one of the three associations linked to the party and that these associations seek collective claims in favor of common objectives to the members, having statute and internal regulation.
Palavras-chave: Economia popular
Competências empreendedoras
São João de Campina Grande
Popular economy
Entrepreneurial skills
Campina Grande's São João Party
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18503
Data do documento: 1-Jul-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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